Estudo das Relações Humanas com Objetos Cotidianos

Professora responsável:

Roseli Nery (ILA)

Resumo:

A partir da seleção de objetos industrializados e da confecção de outros objetos com escala alterada, os estudantes criarão ambientes de interação em que o tamanho das coisas se coloquem em dúvida. A partir de fotografias destes ambientes, criar-se á métodos de exposição (virtual) em redes sociais e se for possível no futuro, criar ambientes reais penetráveis em que os espectadores possam interagir com o ambiente criado. Além da produção poética o projeto possibilitará estudos teóricos e a elaboração de artigos e resumos.

Ações Previstas:

• Criação de ambientes a partir da junção de objetos,

• Obtenção de fotos,

• Seleção de fotos – curadoria temática,

• Preparação de material de divulgação do projeto nas redes sociais,

• Produção de conteúdo a partir da bibliografia relacionada ao tema,

• Divulgação no perfis do Instagram do projeto.

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

4 horas semanais

Vagas previstas: 

5 vagas

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares.

Palíndromo do Tempo

Professores responsáveis:

Munir Klamt (ILA) e Felipe Bernardes Caldas (ILA)

Resumo:

Palíndromo do Tempo é um projeto cultural de extensão, pesquisa e ensino, que objetiva promover a reflexão sobre o tempo na arte contemporânea, tanto nos discentes de bacharelado e licenciatura em artes da FURG, quanto do público em geral, por meio de atividades síncronas e assíncronas, relacionadas a análise de obras, entrevistas com artistas: ( Bruno Borne, Marina Camargo, Guilherme Dable, Dirnei Prates, André Severo, Andressa Cantergiani e o duo Ío.),  leituras, produção textual e debates.  Visa fomentar o acesso online à produção artística contemporânea do Rio Grande do Sul, assim como, a formação teórico/crítica/analítica dos discentes em relação ao trabalho artístico e o estatuto do artista na contemporaneidade. O eixo condutivo desta proposta é o tempo na arte, suas definições, manifestações e representações, um tema extremamente pertinente ao fazer artístico, mas igualmente a todo ser humano, sobretudo no contexto de pandemia, no qual, o tempo e o espaço ganham outra dimensão prática e reflexiva que outrora. 

Assim, esta proposta coaduna reflexão, debates e produção textual em diferentes gêneros: entrevista e textos teóricos/críticos, além de exposição e publicação.

Ações Previstas:

• Uma exposição virtual em duas plataformas online (um hotsite dedicado exclusivamente ao projeto e a conta arquipélago_2020, no Instagram); Com curadoria de Munir Klamt em parceria com Laura Cattani. 

• Curso com atividades síncronas e assíncronas, realizado em parceria dos departamentos de artes da FURG-UFRGS; O curso oportunizará aos e às discentes o contato com o(a)s artistas e crítico(a)s tanto por meio das aulas em plataforma virtual, permitindo interação; quanto por meio de entrevistas exclusivas a serem realizadas pelo(a)s discentes, com orientação dos professores responsáveis.

• Exercícios de elaboração e análise de entrevistas com artistas.

• Reflexão e análise de textos teóricos/artísticos/críticos que dialogam com o tema do projeto e a poética dos artistas.

• Produção textual dos discentes a partir das entrevistas realizadas e os textos trabalhados.

• Duas publicações digitais de distribuição gratuita. A primeira contendo textos teóricos/críticos a respeito da produção dos artistas convidados. Cada artista convida um(a) crítico(a) ou pesquisador(a) que deverá produzir um texto sobre seu trabalho. A segunda publicação conterá entrevistas realizadas pelos discentes com os respectivos artistas.

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

10 encontros em 2020 e 8 encontros em 2021. Totalizando 60 horas entre encontros e atividades de ensino. Mais 60 horas de planejamento, organização e edição do material.

Total: 120 horas.

Vagas previstas: 

30 vagas.

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares ou como créditos da disciplina Análise e Produção de Textos em Arte (06421) e  Debates Emergentes em Arte (06429).


Elaboração e realização de entrevista, acompanhado de texto analítico/reflexivo.

Processos Criativos Contemporâneos

Professores responsáveis:

Munir Klamt (ILA) com colaboração de Laura Cattani (UnB) e Jéssica Becker (UFRGS)

Resumo:

Realização de 10 encontros virtuais, ao longo do semestre, dos discentes com o(a)s artistas e crítico(a)s do projeto Palíndromo do Tempo (EXT - 1305). Exibição e análise de diversos agenciamentos do tempo, processos criativos e poiéticas na produção de sete notório(a)s e atuantes artistas visuais contemporâneo(a)s com produção no Rio Grande do Sul que irão convidar, cada um(a), um(a) crítico(a) ou pesquisador(a) que deverá produzir um texto sobre seu trabalho:  Marina Camargo (convida o crítico Prof. Dr. Eduardo Veras - UFRGS), Guilherme Dable (Prof. Dr.  Edson Souza - UFRGS), Bruno Borne (Prof. Dr. Munir Klamt e Dra. Laura Cattani), Dirnei Prates (Profa. Dra. Paula Ramos  - UFRGS), André Severo (a definir), Andressa Cantergiani (Helena Cavalheiro - doutoranda na USP) e o duo Ío (Juliana Proenço - Crítica independente). A proposta oportuniza aos e às discentes o contato com o(a)s artistas e crítico(a)s, textos que e outros artistas que os influenciaram na produção das obras tanto por meio das aulas em plataforma virtual (registrada via Moodle.), permitindo interação; quanto por meio de entrevistas questionamentos e debates a serem realizadas pelo(a)s discentes, com orientação do docente. Entrevistas com artistas e pesquisadore(a)s – cada um(a) irá participar de um dos encontros da proposta. Análise de obras, leituras e debates; tendo como eixo o projeto de extensão Palíndromo do Tempo, contemplado no Edital de Fomento de Ações de Extensão Universitária/ PROEXC nº 02/2020, e é constituído por uma exposição virtual em duas plataformas online, um curso de extensão e duas publicações digitais de distribuição gratuita.

Ações Previstas:

• Uma exposição virtual em duas plataformas online (um hotsite dedicado exclusivamente ao projeto e a conta arquipélago_2020, no Instagram); Com curadoria de Munir Klamt em parceria com Laura Cattani. 

• Curso de extensão com atividades síncronas e assíncronas, realizado em parceria dos departamentos de artes da FURG-UFRGS; O curso oportunizará aos e às discentes o contato com o(a)s artistas e crítico(a)s tanto por meio das aulas em plataforma virtual, permitindo interação; quanto por meio de entrevistas exclusivas a serem realizadas pelo(a)s discentes, com orientação dos professores responsáveis.

• Reflexão e análise do processo criativo e da poiética dos artísticos do projeto.

• Produção textual reflexiva dos discentes a partir das palestras online dos artistas envolvidos no projeto 

• Duas publicações digitais de distribuição gratuita. A primeira contendo textos teóricos/críticos a respeito da produção dos artistas convidados. Cada artista convida um(a) crítico(a) ou pesquisador(a) que deverá produzir um texto sobre seu trabalho. A segunda publicação conterá entrevistas realizadas pelos discentes com os respectivos artistas.

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

10 encontros em 2020. Totalizando 30 horas entre encontros e atividades de ensino. Mais 30 horas de planejamento, organização e edição do material.

Total: 60 horas.

Vagas previstas:

As vagas oferecidas irão variar conforme o tipo de atividade a ser oferecida.

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares ou como créditos da disciplina Processos de Criação e Análise de Imagens (06419).

A validação se dará pela participação em aula e processos didáticos e texto sobre processo criativo dos artistas do projeto ou dos discentes.

Fotografia em Tempos de Pandemia

Professor responsável:

Cláudio Tarouco de Azevedo (ILA)

Resumo:

Discutir referenciais teóricos que abordam as relações entre fotografia e arte contemporânea. Analisar a obra de artistas que trabalham com fotografia analógica e digital em seus processos criativos. Promover microintervenções fotográficas (poéticas e pedagógicas) em torno de temas atuais.

Objetivos:

· Promover reflexões críticas sobre conceitos oriundos das relações entre fotografia e arte contemporânea.

· Discutir textos de autores/as como: Edmond Couchot, Arlindo Machado, Philippe Dubois, Susan Sontage, Charlotte Cotton, Roland Barthes, Annateresa Fabris, François Soulages, Dorrit Harazim, entre outras/os.

· Analisar a produção artística de artistas que trabalham com fotografia (analógica e digital) abordando temas da atualidade.

· Estabelecer interações entre grupos de pesquisa.

· Fomentar a criação artística e pedagógica envolvendo a fotografia.

· Estabelecer relações entre as questões do olhar crítico e sensível frente aos desafios impostos pela pandemia.

O projeto se justifica por oferecer um espaço para pensar sobre possíveis relações entre a fotografia e a arte contemporânea que contribuam com a produção poética e pedagógica de estudantes de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) frente a pandemia que estamos enfrentando mundialmente.

Ações Previstas:

Leituras de textos, discussões, análise coletiva de produções de artistas, conversas com convidadas/os para apresentarem suas produções envolvendo a pesquisa fotográfica e suas relações com o ensino e a poética em artes, seminário de apresentação das produções artísticas e pedagógicas.

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

Atividades síncronas e assíncronas distribuídas em 14 semanas.

Total: 60 horas.

Vagas previstas: 

30 vagas.

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como créditos da disciplina (06436) Fotografia II.

A validação da equivalência se dará pela presença nos encontros síncronos e apresentação de seminário com base em uma microintervenção envolvendo a fotografia em um projeto artístico e/ou pedagógico.

Retratos 4 x 4 e Vozes Escutantes em Meio à Pandemia:
reflexos e ações junto a comunidades mais vulneráveis

Professoras responsáveis:

Ivana Maria Nicola Lopes (ILA), Rita Patta Rache (ILA) e Fabiane Pianowski (ILA)

Resumo:

Retratos 4 x4 e vozes escutantes em meio à pandemia: reflexos e ações junto a comunidades mais vulneráveis visa possibilitar reflexões sobre o papel da Universidade nos dias de hoje e a sua função social e cultural, provendo o contato entre a universidade pública e a comunidade, por meio de ações efetivas que elevem a autoestima, os cuidados básicos com a saúde e bem-estar, a fim de que possamos superar as necessidades mais prementes em meio ao contexto atual.

Assim, a proposta pedagógica busca sair do ambiente acadêmico para alcançar nossas inquietudes em benefício de uma práxis voltada para as comunidades mais vulneráveis, contribuindo para uma formação acadêmico-profissional voltada para a centralidade da vida, os valores comunitários e solidários, a  participação e transformação socioambiental e cultural.

As ações acontecerão em três módulos: dois no primeiro semestre letivo de 2020 e um no segundo semestre.

Neste ano, serão desenvolvidos encontros formativos a respeito do atual contexto socioambiental e cultural, planejamento, execução e registros de ações solidárias. Para 2021, estão previstas produções de narrativas (escritas e visuais) a partir das vivências na proposta pedagógica e neste período pandêmico.

Ações Previstas:

A proposta está dividida em três módulos, sendo dois para o primeiro semestre letivo de 2020 e um para o segundo.

Neste ano, serão realizados encontros formativos a respeito do atual contexto socioambiental e cultural, planejamento, execução e registros de ações solidárias. Para 2021, estão previstas produções de narrativas (escritas e visuais) a partir das vivências na proposta pedagógica e neste período pandêmico.

O primeiro e terceiro módulos serão realizados remotamente. O segundo, conforme as possibilidades, contemplará, além de atividades remotas, visitas e realização de ações pontuais junto às comunidades envolvidas, seguindo todas as orientações sanitárias da ANVISA, do poder público local e da FURG.

As atividades dos módulos envolvem:

• Módulo 1 (32h) – Encontros formativos a respeito do atual contexto socioambiental e cultural, envolvendo leitura de textos, debates, conversas com coletivos que vêm realizando ações solidárias e planejamento das ações que serão executadas no Módulo II (definição do público envolvido, tipo de atividades, viabilidade, busca de parcerias, etc.).

• Módulo 2 (40h) – Execução das ações definidas no Módulo 1, cujo foco é elevar a autoestima, cuidados básicos com a saúde e bem-estar do público envolvido, a fim de que, com isso, possamos interagir e superar as necessidades mais prementes em meio ao contexto atual. As ações e seus desdobramentos serão registrados em diferentes meios (fotografias, audiovisual, desenho, produção textual, entre outros), compondo um acervo que será a matéria-prima das ações do Módulo 3. 

• Módulo 3 (72h) – Sistematização, produção e criação de narrativas visuais e escritas sobre registradas e publicizadas em ambientes virtuais.
Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

Módulos 1 e 2

Período de realização: 14/9 a 4/12/2020 (12 semanas)

Carga horária docente: 8h/semanais

Carga horária discente: 6h/semanais (72 horas)


Módulo 3

Período de realização: 8/2 a 19/5/2021 (12 semanas)

Carga horária docente: 8h/semanais

Carga horária discente: 6h/semanais (72 horas) 

Vagas previstas: 

20 vagas

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares.

Para a validação como atividades complementares, será considerada a carga horária de participação do estudante e a sua produção, seguindo as normas e tabela de pontuação das atividades complementares para os Cursos de Artes Visuais -Licenciatura e Bacharelado.

A proposta será cadastrada como projeto de ensino e extensão, o que possibilitará aos estudantes optarem pelo tipo de pontuação, de acordo com sua participação:

- em todas as ações como projeto (itens 10 ou 17), caso participe dos 3 módulos, com mínimo de 75% de frequência;

- somente Módulo 1, como curso (item 21), com mínimo de 75% de frequência;

- somente sua produção ( itens 3 e 4).

Além disso, como pontuação extra, o estudante poderá optar por apresentar trabalho em eventos (item 6) ou publicar artigo (item 5) e texto crítico (item 8).