Grupo de Estudos:
Arte, formação e experiência estética

Professoras responsáveis pela proposta pedagógica:

Daniela da Cruz Schneider (ILA) e Viviani Rios Kwecko (ILA)

Resumo da proposta pedagógica:

A proposta pedagógica tem por finalidade estabelecer um grupo de estudos em torno dos fundamentos estéticos da formação humana, desdobrando as diferentes noções de arte e experiência estética que perfazem a filosofia da arte ocidental. Problematizar práticas formativas em artes visuais. Pretende, ainda, exercitar leitura e escrita acadêmica, com vistas em introduzir elementos da prática de pesquisa.

Ações Previstas:

Atividades síncronas: previstas em 10 encontros ao longo do semestre. 

Conversas por fragmentos: inspirados nas concepções de montagem e bricolagem, de Didi-Huberman e Walter Benjamin, respectivamente, as leituras e conversas acerca das temáticas propostas pelo projeto desdobram-se a partir de fragmentos de textos, do contato com obras e produção de materiais áudio-visual veiculados via aplicativo de bate-papo e redes sociais.

Exercícios de compreensão textual: exercícios de compreensão de artigo científico da área, cujas práticas se registrarão em ambiente estruturado via Moodle;

Exercício de escrita: proposição de ensaio que contemple temática tratada ao longo do semestre, registrada via Moodle. 

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

90 horas – 6 horas semanais

Vagas previstas: 

40 vagas

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares ou como créditos da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Arte e da Educação (06407).

Aproveitamento de 90 horas para as disciplinas Fundamentos Sócio-filosóficos da Arte e da Educação, comprovada pela entrega das atividades assíncronas e mediante 75% de presença nos encontros síncronos.