Territorialidades Formativas e Provocações (Des)formativas: cultura, arte e corporeidade

Professoras responsáveis:

Ângela Bersch (IE); Camila Ribeiro (IE); Ivana Maria Nicola Lopes (ILA); Leila Cristiane Finoqueto (IE); Vânia Alves Martins Chaigar (IE)

Resumo:

O projeto inscreve-se em um contexto de profundas mudanças no cotidiano das pessoas. Crise epidemiológica, política, social, econômica enlaçadas e sem precedentes históricos, desafiam modos de conviver e viver. No caso da educação temos acentuadas as desigualdades e no país vemos crianças e jovens com enormes dificuldades em acessar ao conhecimento e /ou desenvolver novas aprendizagens. Além das questões de ordem técnicas, tensões, angústias e incertezas causam abalos emocionais que nos fazem pensar: o que de fato é importante de ser ensinado-aprendido, hoje, em plena pandemia? Como nos postar diante de estudantes e diante de nós mesmas? O que vale a pena debater e ponderar? Que formação estamos tendo sob o auspício do afastamento social? Perguntas como essas nos balizam a desejar encontros interdisciplinares com colegas de campos diversos, potencializar nossas questões com a de estudantes e construir redes de saberes mediante a problematização e o gosto pela dúvida. O curso é constituído por módulos síncronos e assíncronos, respectivamente pela plataforma Google Meet e Moodle, em que questões mobilizadoras (provocações) serão disparadas mediante o uso de linguagens variadas, conforme o tema. O total de horas será sessenta, ao longo do semestre.

Ações Previstas:

No contexto restritivo de convívios formular alternativas no campo da educação parece fundamental (e desafiador), bem como aprofundar compreensões sobre temas que nos inquietam assim como experimentar modos de exercer a docência na construção de parcerias em que epistemologia também rime com afetividade. Nessa direção, propomos como metodologia a organização do trabalho docente em blocos temáticos entrelaçados pelos campos das proponentes constituídos por encontros síncronos e de outros assíncronos em contextos particulares de acordo com as possibilidades dos participantes. 

A pergunta será a chave para o desenvolvimento das atividades e como questão central a cada encontro: - Quais são as tuas questões? O que te inquieta? O que aprendeste neste contexto? Etc.

Em casa encontro uma das professoras oferecerá uma inquietação particular e a apresentará na linguagem que lhe parecer mais adequada. (Por exemplo: O mundo tem conserto? O humano é viável?). A indagação sob a forma de provocação é o "móbil" (CHARLOT, 2000) para gerar movimentos em direção a reflexões e aprendizagens.

Nos síncronos serão apresentadas provocações que poderão ser constituídas por filmes, músicas, poesias etc., como mote para a geração de reflexões e debates. Esses perfazerão um total de doze horas (duas horas cada um) e terá a participação das professoras proponentes. Os demais serão construídos pelos participantes com a ajuda de duas professoras em estágio docência e totalizarão dez horas cada um pelo Moodle.  

Como provocações: Quem sou eu em meio a tudo que está acontecendo? Quais minhas (des)cobertas? Como as diferentes ações propostas influenciarão ou não no meu pensar/agir? O que torna relevante as práticas propostas?

Após: Como posso traduzir e apropriar-me de tais propostas?

Propostas como representações e o que elas podem afetar. Sejam visuais, escritas, narradas.

Nos encontros síncronos, de ocorrência quinzenal, grupos de estudantes também apresentarão suas inquietações/provocações/reflexões/produções que, poderão gerar outras que, na sequência, outro grupo se encarregará de explorar e apresentar aos colegas. Ao final, essas produções constituirão uma Mostra ou E-Book em plataforma ainda a definir que poderá ser Instagram, blog ou outro, a combinar com o grupo.

Nos assíncronos os estudantes realizarão suas atividades, postarão e poderão participar de fóruns ou combinar chats, no Moodle, para elucidar dúvidas, apontar sugestões etc., com as professoras colaboradoras (estágio docência). Nestes módulos haverá o acompanhamento por estágios docentes, na figura de mestrandas em educação.

Como forma de impulsionar as produções discentes, serão sugeridas listas de vídeos, livros, músicas, entre outros, disponibilizados em ambiente virtual.

As linguagens escolhidas pelos estudantes participantes serão aquelas com as quais tenham mais intimidade sejam poemas narrados; poemas dançados; fotografias, vídeos, podcasts, outros.

As professoras proponentes auxiliarão nas amarras entre os temas e compreensão dos fenômenos/temas/conceitos tratados durante os encontros síncronos no Meet.

A plataforma Moodle Meet será utilizada nos encontros síncronos e o Moodle será o ambiente assíncrono para registros e compartilhamento de arquivos, anotações, cronograma, além de outros cujas potencialidades sejam descobertas pelas professoras em suas interações durante o processo educativo.

A frequência será registrada para fins de acompanhamento e, ao final, proporemos uma autoavaliação sobre o percurso discente, bem como do processo (des)formativo realizado.

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

60h

Vagas previstas: 

50 vagas.

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares.

A validação se dará mediante 50% de participação nas atividades.

Observações:

O projeto constituído em meio a contextos de rápidas mudanças, também está sujeito a alterações em seu percurso. É aberto a múltiplas influências decorrentes dos sujeitos que dele fizerem parte.