ESTRUTURA CURRICULAR

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da FURG foi orientado pela Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Artes Visuais, elaborada por uma Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, o referido Curso oferece uma formação em Artes Visuais a partir de uma estrutura curricular constituída de núcleo básico introdutório, nível intermediário e de aprofundamento, permitindo ao estudante uma maior flexibilidade na estrutura curricular.

 

NÚCLEO BÁSICO

Nos dois primeiros anos do núcleo básico são oferecidas disciplinas anuais de caráter teórico e prático, com conteúdos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno visual. Ademais, “são contemplados estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, tais como filosofia, estética, sociologia, comunicação e teorias do conhecimento, com o objetivo de fazer emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando”.

 

TERCEIRO ANO

A partir do terceiro ano, o estudante opta por uma das duas ênfases do bacharelado – História, Teoria e Crítica, e Poéticas Visuais, quando dará início a pesquisa em arte através da elaboração e execução de seus projetos.

 

ÊNFASE EM HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA

A ênfase de História, Teoria e Crítica oferece disciplinas voltadas à reflexão teórica, e é onde são aprofundados os estudos no campo dos acontecimentos artísticos.

 

ÊNFASE EM POÉTICAS VISUAIS

Já nas Poéticas Visuais, por meio da oferta de disciplinas eletivas que possibilitam a escolha pela ênfase em linguagens específicas (desenho, pintura, fotografia, cinema e vídeo, entre outras), o estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática das oficinas que buscam o estudo de diferentes linguagens em arte, e a partir da própria produção artística, estabelecer conexões entre a teoria e a prática em Artes Visuais.

 

QUARTO ANO

O quarto ano é reservado ao aprofundamento da pesquisa que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido nas disciplinas de Ateliê de Orientação de Projetos, buscando qualificação técnica e conceitual compatível com a realidade do contexto da arte. Nesses dois últimos anos, o grupo de disciplinas do Bacharelado é, em sua maioria, semestral, facilitando assim, a mobilidade acadêmica.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Ressalte-se que as 400h de práticas pedagógicas, previstas na Resolução CNE/CP nº2 de 19.02.2002, são realizadas no núcleo básico, tanto para licenciatura como bacharelado, distribuídas nas seguintes disciplinas: História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea (30h); História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira (30h); Introdução à Fotografia (30h); História, Teoria e Crítica da Arte (20h); Introdução à Bidimensionalidade (20h); Fundamentos e Prática da Docência e da Criação Visual (10h); Introdução à Tridimensionalidade (30h); Introdução à Imagem em Movimento (30h); Introdução ao Desenho Gráfico (20h); Oficina de Materiais em Artes Visuais (20h); Processos de Criação e Análise de Imagem (10h).

Justifica-se a adoção das práticas pedagógicas no bacharelado devido ao fato de que este futuro profissional também poderá praticar o exercício da docência, quer seja em instâncias de educação não-formal, como no ensino superior, conforme o Parecer CNE/CES nº 280/2007).