>ACESSE O QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA (QSL)
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
NÚCLEO BÁSICO/ 1º Ano
Produção Textual
Carga horária total: 60h
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.
Fundamentos sócio-filosóficos da arte e da educação
Carga horária total: 90h
Ementa: Estudos sobre arte, cultura e educação em teorias filosóficas e sociológicas.
História, teoria e crítica da arte
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudo do panorama da civilização e da arte em uma abordagem teórico-crítica, abarcando-a da Pré-história as décadas de 50-60 do séc. XX.
Metodologia da pesquisa em arte na docência e na prática artística
Carga horária semanal: 3h/a (2h/a teoria, 1h/a prática)
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos do estudo e da pesquisa científica em Artes Visuais relacionados à docência e à prática artística.
Fundamentos e prática da docência e da criação visual
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo e aplicação pedagógica da percepção visual: teoria e prática. Elementos básicos da linguagem visual: cognição e criação.
Oficina de materiais em artes visuais
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo, experimentação de materiais e procedimentos para a prática artística.
Introdução ao desenho gráfico
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo e criação de imagens em meio digital. Desenho vetorial. Digitalização e tratamento de imagens
Introdução à bidimensionalidade
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudo dos materiais, métodos e técnicas para reflexão e construção bidimensional em artes visuais.
Núcleo Básico / 2º Ano
Processos de criação e análise de imagem
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo sobre processos de criação, procedimentos e técnicas em Artes Visuais. Aspectos teórico-práticos e metodológicos sobre análise de imagem.
História, teoria e crítica da arte brasileira
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudos dos processos históricos das Artes Visuais, a partir das tendências brasileiras contemporâneas e regionais.
História, teoria e crítica da arte contemporânea
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudo sobre a modernidade e contemporaneidade na arte e na sociedade. Estudo histórico-crítico das manifestações contemporâneas em arte.
Introdução à fotografia
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudo do panorama dos processos fotográficos históricos e dos avanços tecnológicos da fotografia analógica. Análise histórico-crítica da imagem fotográfica. Fundamentos técnicos, procedimentos básicos em fotografia e laboratório P/B.
Introdução à imagem em movimento
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudo da imagem em movimento em seus aspectos históricos, conceituais e técnicos. Abordagem iconológica e iconográfica do cinema e do vídeo.
Introdução à tridimensionalidade
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudo teórico-prático das formas no espaço.
Núcleo Específico / 3º Ano
Módulo I – Arte como conhecimento
Carga horária total: 120h
Ementa: Estudo sobre a arte como produção de conhecimento. A arte na transição de paradigmas (modernidade e contemporaneidade). Estética do cotidiano.
Módulo II – Docência em arte
Carga horária total: 180h
Ementa: Estudo sobre a construção da identidade profissional do professor. Histórico e tendências do ensino de Arte. Análise acerca das políticas públicas de educação e cultura e sua relação com as artes. Estudo e investigação sobre fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Artes Visuais. Concepções de currículo. Introdução à pesquisa em educação.
Elementos sociológicos da educação
Carga horária total: 30h
Ementa: A visão da educação nas teorias sociológicas e na política da educação; Sociologia da Educação no Brasil; Os desafios da educação ante a cidadania,
democracia, participação, trabalho e mercado; análise da relação entre ideologia e conhecimento, cultura e movimentos sociais.
Elementos filosóficos da educação
Carga horária total: 30h
Ementa: Reflexão filosófica acerca de homem, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação.
Psicologia da educação
Carga horária total: 120h
Ementa: A Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
Estágio I
Carga horária total: 210h
Ementa: Pesquisa, reconhecimento e problematização do contexto escolar em seus aspectos organizacionais e pedagógicos. Verificação das condições e demandas da Escola, em especial nos aspectos relacionados ao ensino de artes visuais. Ambientalização e análise crítica sobre os espaços escolares externos à sala de aula, tais como: secretaria, direção, círculo de pais e mestres, grêmio estudantil, biblioteca, atividades extraclasses e comunidades adjacentes entre outros. Definição e aproximação com a escola onde será realizada a docência, no Estágio Supervisionado II. Planejamento e elaboração da proposta de docência em atividades de classe e extraclasse. Estímulo à produção textual - relatório das atividades realizadas e ensaios acerca das experiências vivenciadas.
Núcleo Específico / 4º Ano
Estágio II
Carga horária total: 240h
Ementa: Inserção do estagiário na realidade escolar: ambientalização e análise crítica sobre os espaços escolares como âmbitos de diálogo com o ensino de artes visuais. Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio Análise de materiais didático-pedagógicos (bibliografia, materiais artísticos tradicionais e alternativos) e sua exeqüibilidade na realidade da escola. Vivências do ensino de artes visuais nos âmbitos do ensino fundamental e do ensino médio: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão sobre os processos. Acompanhamento das respectivas propostas de atividades. Trabalho acadêmico-científico: relato e análise da ação educativa vivenciada nos estágios; teorização de temáticas implicadas na prática do ensino de artes visuais; elaboração de proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente e produção de conhecimentos contextualizados.
Ateliê de orientação de projeto em ensino de arte
Carga horária total: 180h
Ementa: Desenvolvimento individual do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) através de projeto de pesquisa em ensino de Arte: experimentação e reflexão crítica. Articulação e adequação em pesquisa teórico-prática.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Cultura brasileira I
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudos sobre os aspectos sócio-culturais, políticos e estéticos do Brasil e suas relações com o fazer artístico moderno.
Fotografia I
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo histórico da fotografia digital. Fundamentos técnicos da prática fotográfica digital.
Gravura I
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo dos fundamentos da linguagem da gravura. Monotipia monocromática. Gravura em relevo: monocromia e policromia.
Desenho I
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo sobre desenho de observação. Recursos gráficos em desenho. Forma e composição.
Tridimensionalidade I
Carga horária total: 60h
Ementa: Estudo da representação tridimensional em arte, experimentação de procedimentos e materiais para a construção no espaço.
Desenho da figura humana
Carga horária total: 45h
Ementa: Estudo do desenho da figura humana a partir de modelos vivos.
Inglês instrumental – Leitura
Carga horária total: 45h
Ementa: Estudo de textos, conteúdo, estruturas fundamentais da língua. Redação. Interpretação de Textos. Exercícios estruturais. Elementos de gramática.
Inglês instrumental – Expressão oral
Carga horária total: 45h
Ementa: Estudos de textos técnicos-científicos. Redação. Interpretação de textos. Tradução. Resumos. Précis. Elementos de gramática.
Língua francesa instrumental I
Carga horária total: 45h
Ementa: visa desenvolver a capacidade de compreensão da língua escrita como preparação a consultas bibliográficas. Os textos serão autênticos e conterão informações de caráter geral.
Língua francesa instrumental II
Carga horária total: 45h
Ementa: Visa ampliação do vocabulário e de estruturas básicas; linguística da Língua Francesa, visando ao desenvolvimento da capacidade de compreensão de textos longos originais que possibilitem futuras consultas bibliográficas.
História da idéia da natureza na modernidade
Carga horária total: 60h
Ementa: Análise e compreensão da idéia de natureza que a modernidade produziu.
Introdução ao estudo da cultura material
Carga horária total: 45h
Ementa: O conceito de cultura material. A relação entre cultura material e a construção social da realidade: sua produção, uso, significados e finalidades. A paisagem, o corpo, a casa, as indústrias como cultura material. As diferentes fontes de informação utilizadas pelas Ciências Sociais – artefato, discurso e documento escrito - com vista a caracterizar as especificidades da cultura material.
Tecnologias cerâmicas
Carga horária total: 60h
Ementa: A cerâmica como documento. Panorama das técnicas de fabricação da cerâmica. Teorias e metodologias das classificações cerâmicas: tipologias e seriações. Produção, função e circulação: o recurso das ciências físicas. O problema da quantificação.
Educação Patrimonial
Carga horária total: 45h
Ementa: Educação e Patrimônio Histórico-Cultural: suportes teóricos e metodológicos. A atuação do profissional da História na área do Patrimônio: possibilidades e responsabilidades. As relações entre patrimônio, Memória, História, Educação, Pesquisa, Ensino e Extensão. Patrimônio Arquivístico: fundamentos da organização, conservação e divulgação de acervos.
Diversidade cultural e identidade(s) brasileira
Carga horária total: 45h
Ementa: Estudo da relação entre construção da identidade e multiculturalismo levando em conta: diversidade, hibridismo, sincretismo, memória, representação, construção, poder, exclusão, cidadania, diferença, tradição e modernidade.
Corporeidade e movimento
Carga horária total: 60h
Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos.
Psicologia da educação especial
Carga horária total: 60h
Ementa: Esta disciplina se propõe analisar a relação sobre barreiras de acessibilidade e inclusão de pessoas deficiência e/ou necessidades específicas. Antropologia e etiologia da educação inclusiva; modos de conceituação, classificação, prevenção da diversidade das deficiências e das necessidades específicas; diagnóstico multidisciplinar e os distintos aspectos de intervenção junto aos sujeitos e suas famílias; educação, profissionalização e integração social; intervenção pedagógica: identificação, encaminhamento, qualificação, acolhimento, acessibilidade, adaptações curriculares, avaliação diferenciada, mediador entre estudante e a escola; papel da psicopedagogia e das professoras do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais; políticas públicas em educação e educação inclusiva.
Educação de jovens e adultos
Carga horária total: 60h
Ementa: educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EJA. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EJA no contexto contemporâneo em países da América Latina.
Educação à distância
Carga horária total: 30h
Ementa: familiarização com o ambiente informatizado: vivência das possibilidades pedagógicas e dos desafios no ensino à distância. Legislação e Programas. Iniciativas de governo (Federal, Estadual e Municipal). Experiências Nacionais e Internacionais. Tutoria, Desenho Instrucional e desenvolvimento de material didático para Educação à Distância.
Educação popular e movimentos sociais
Carga horária total: 30h
Ementa: Movimentos de educação popular: origens e vertentes. Os movimentos sociais como práticas alternativas ao atendimento do sistema oficial educacional brasileiro. Concepções de educação popular. Experiências de educação popular no sistema formal de ensino e experiências não formais de ensino.
Mídias e educação
Carga horária total: 60h
Ementa: Mídias, cultura e educação. Mídias e a constituição das culturas infantis e juvenis na Contemporaneidade. Os processos de ensino-aprendizagem potencializados pelas mídias e suas linguagens. Integração das mídias nas propostas pedagógicas. Docência interativa, ambientes virtuais de aprendizagem e produção de material didático digital. Mídias na escola, possibilidades e perspectivas.
Oficinas de brinquedos
Carga horária total: 60h
Ementa: Oficinas de brinquedos com diversos recursos materiais e simbólicos. A construção de brinquedos nos espaços educativos. Estudo e resgate das culturas infantis a partir das brincadeiras populares.