ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

No que se refere aos estágios obrigatórios, o Curso de Artes Visuais, na habilitação de Licenciatura, oferece as disciplinas de Estágio I e Estágio II, no qual o estudante é orientado à prática docente, através de um sistema de colegiado constituído por 01 professor (a) do Instituto de Educação em 01 professor (a) da área específica de Artes Visuais. Ambos os estágios são de duração anual, de caráter teórico-prático, se inserem no sistema de avaliação II, e apresentam uma carga horária total de 420h.

 

Documentos importantes:

- Orientações para início de estágio

- Formulário de Encaminhamento do Termo de Compromisso de Estágio, Termo Aditivo e Rescisão

- Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório

- Formulário de Relatório de Estágio Realizado

- Instrução Normativa Conjunta nº01/2016 FURG, que estabelece procedimentos para a realização e acompanhamento de estágios curriculares dos Cursos de Graduação

- Deliberação nº 031/2016 COEPEA/FURG, que dispõe sobre a regulamentação dos estágios curriculares dos estudantes dos cursos de graduação da FURG

- Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes

- Cartilha sobre a Lei do Estágio

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Artes Visuais atende a Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, a qual o prevê como componente curricular obrigatório e que deve conter os seguintes elementos para os cursos de Licenciatura:

a) uma monografia e/ou artigo sobre um tema das Artes Visuais;

b) apresentação e defesa perante uma banca examinadora composta por professores e profissionais da área, nos termos de regulamento próprio.

O TCC é desenvolvido no âmbito das disciplinas de ateliê de orientação de projetos a partir da Normatização das Disciplinas de Ateliê de Orientação de Projeto de Ensino, documento que regulamenta esta atividade, nele constam a obrigatoriedade, critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, aprovados pela Coordenação de Curso.

 

ORGANIZAÇÃO DO TCC – 2020

Acesse o Calendário e relação de docentes disponíveis e suas respectivas Linhas de Orientação para este ano letivo

 

Documentos importantes:

- Carta de aceite do(a) orientador(a)

- Ata de acompanhamento do(a) orientador(a)

- Carta convite para participação na Banca Examinadora do TCC

- Formulário de Indicação da Banca de Avaliação do TCC

- Termo de Autorização para Publicação do TCC no ARGO (mais informações disponíveis na página da Biblioteca)

 


É importante a disponibilização do teu trabalho no ARGO, uma forma de divulgá-lo.

Aproveite e consulte o TCC de colegas, a imagem a seguir traz dicas de como acessar as monografias digitais disponíveis na Biblioteca Digital da FURG.

 

 

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Artes Visuais Licenciatura visa uma formação acadêmica que constitua no perfil do egresso uma formação profissional habilitada para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais. Nesse sentido, o curso objetiva o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, em articulação com a especificidade do pensamento visual, de modo a propiciar ao egresso o pensamento reflexivo, a sensibilidade artística, a utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais, bem como a sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras, revelando habilidades e aptidões pertinentes à atuação profissional na sociedade, nas instâncias artísticas, culturais, científicas e tecnológicas, inerentes à área de Artes Visuais.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
 

O Curso de Artes Visuais Licenciatura deve possibilitar a formação profissional que expresse, no mínimo, as seguintes competências e habilidades:

I - interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;

II – desenvolver pesquisa científica e tecnológica em artes visuais, objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual;

III - atuar, de forma significativa, nas manifestações visuais, instituídas ou emergentes;

IV - atuar nos diferentes espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de artes visuais;

V - estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, objetivando o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais.

Para a Licenciatura, devem ser acrescidas as competências e habilidades definidas na Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, a saber:

I - as competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;

II - as competências referentes à compreensão do papel social da escola;

III - as competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;

IV - as competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico;

V - as competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;

VI - as competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares do Curso de Artes Visuais estão em conformidade com a Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Artes Visuais. Dessa maneira, são componentes curriculares que devem possibilitar o reconhecimento e o cômputo, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico, incluindo atividades de extensão, bem como a prática de estudos e atividades independentes, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho, com as diferentes manifestações e expressões culturais e artísticas e com as inovações tecnológicas.

Nesse sentido, o Curso de Artes Visuais - Licenciatura da FURG prevê o cumprimento de 200 horas das seguintes atividades complementares que devem ser contabilizadas a partir da Tabela de Pontuação das Atividades Complementares e solicitadas com preenchimento do Formulário de Registro de Atividades Complementares a ser entregue na Coordenação de Curso.

ESTRUTURA CURRICULAR

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da FURG foi orientado pela Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Artes Visuais, elaborada por uma Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais.

 

NÚCLEO BÁSICO

Nos dois primeiros anos que integralizam o núcleo básico são oferecidas disciplinas anuais de caráter teórico e prático, com conteúdos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno visual. Ademais, “são contemplados estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, tais como filosofia, estética, sociologia, comunicação e teorias do conhecimento, com o objetivo de fazer emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando”.

 

NÚCLEO ESPECÍFICO

A partir do terceiro ano intensificam-se a presença de disciplinas específicas para o ensino de Arte. Busca-se um caráter inovador em relação à formação docente em Artes Visuais pelo oferecimento de dois módulos interdisciplinares que articulam os conteúdos e metodologias referentes à formação do professor com os específicos da área de artes. A proposta de módulos objetiva que os estudantes, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, possam produzir saberes integrados a respeito do campo de ação do educador de Arte e do contexto sociocultural em que estão inseridos e no qual atuarão como profissionais.

O quarto ano é reservado ao aprofundamento da pesquisa que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido na disciplina de Ateliê de Orientação de Projetos, e a realização do estágio docente supervisionado buscando qualificação técnica e conceitual compatível com a realidade do contexto da arte. Nesses dois últimos anos, o grupo de disciplinas é, em sua maioria, semestral, facilitando assim, a mobilidade acadêmica.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Em conformidade com a Resolução CNE/CP Nº.1 de 18.02.2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e a Resolução CNE/CP nº2 de 19.02.2002, no Curso de Artes Visuais a prática não fica reduzida ao estágio e desarticulada do restante do curso, esta permeia toda a formação do professor, por meio de 400h de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso.

Ressalte-se que as práticas pedagógicas são realizadas no núcleo básico, distribuídas nas seguintes disciplinas: História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea (30h); História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira (30h); Introdução à Fotografia (30h); História, Teoria e Crítica da Arte (20h); Introdução à Bidimensionalidade (20h); Fundamentos e Prática da Docência e da Criação Visual (10h); Introdução à Tridimensionalidade (30h); Introdução à Imagem em Movimento (30h); Introdução ao Desenho Gráfico (20h); Oficina de Materiais em Artes Visuais (20h); Processos de Criação e Análise de Imagem (10h); Módulo 1 (60h) e Módulo 2 (90h).