Núcleo de Exposições da FURG:
Projetos e possibilidades metodológicas quanto aos processos históricos de artes visuais a partir das tendências brasileiras contemporâneas e regionais.

Professoras responsáveis:

Janice Martins Sitya Appel (ILA) e Vivian da Silva Paulitsch (ILA)

Instituições parceiras:

Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidade de Caxias do Sul (UCS).


Ações Previstas:

Dentre as atividades gestoras e administrativas deste projeto estão também: proposta de calendário de exposições, produção de material de divulgação e gestão de bolsistas e estagiários. As ações do projeto preveem um grupo de estudos sobre os processos de exibição da arte, destinado aos docentes e discentes, bem como a comunidade acadêmica e seu entorno, com o intuito de criar um laboratório de criação de conhecimento sobre as formas de apresentação da arte e de proposições curatoriais e expográficas que prevêem ações dentro e fora de espaços institucionais da arte. 


Serão apresentadas entrevistas gravadas em youtube de até 15 minutos, atendendo aos núcleos de discussão e debate quanto ao sistema da arte e o diálogo entre arte e educação ambiental, arte e curadoria, arte e gestão cultural, arte e inclusão, arte brasileira, arte e ativismos, feminismo e arte, entre outros temas. Serão apresentadas as falas de docentes, discentes, curadores, produtores culturais, artistas, ativistas, técnicos e agentes da comunidade. 


• Conjunto de 04 Vídeos com os Prof. Dr. Felipe Caldas (FURG), Profª Drª Gabriela Motta (UFPEL), Profª Monica Hoff (UDESC) e Profª Juliana Crispe (UDESC). Curadoria : o que podem produzir os discentes que seja interessante ao mercado de arte ?  Sistemas e mercado de arte: como podemos incluir a produção discente nas galerias de arte universitárias ? * 04 vídeos

Tarefa: 

Escrever uma resenha e/ou resumo de proposta de projeto para curadoria.

Estudo dirigido:

CALDAS, Felipe Bernardes. Vende-se Artistas: A Dimensão Econômica da Crítica a partir da Arte Brasileira. Porto Alegre, Tese de doutorado. (PPGAV-UFRGS), 2018 http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=001082408&loc=2018&l=a1399e11cfc0dbe0

Como ensinar o que na verdade se deve e se quer aprender.  https://www.jaca.center/bolsa-pampulha-20182019-como-ensinar-o-que-na-verdade-se-quer-aprender-com-monica-hoff/

Curadoria e o feminino em arte

http://bienaldecuritiba.com.br/2019/curador/juliana-crispe/

Curadoria, editais e projetos em arte https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa485752/gabriela-motta


• Conjunto de Vídeos com artistas selecionados pelo Edital do Espaço Incomum; Talles Frey  e Beatriz Rodrigues. O que querem mostrar os artistas em tempos de pandemia? * 02 vídeos

Tarefa:

Escrever uma resenha e/ou resumo de proposta de projeto para exposição.

Estudo dirigido: 

Visita ao site do artista Talles Frey http://ciaexcessos.com.br/tales-frey/


• Conjunto de Vídeos com os Profª Drª Kelly Wendt (UFPEL) e Prof. Dr. Clovis Vergara (UFPEL) - Coords. Galeria A Sala UFPEL. Quais alternativas para galerias de arte universitárias em tempos de pandemia ? * 02 vídeos

Tarefa: 

Escrever uma resenha e/ou resumo de proposta de projeto para exposição.

Estudo dirigido: 

Visita ao site da Galeria A Sala https://wp.ufpel.edu.br/asala/


• Conjunto de 02 Vídeos com  os  Prof. Dr. Estevão da Fontoura,  IFSUL – Osório e Prof. Dr. Felipe Caldas (FURG) O que é e como se deu a Construção Galeria Claudia Paim ? * Qual a importância da elaboração de projetos em Arte ?  02 vídeos

Tarefa: 

Escrever uma resenha e/ou resumo de proposta de projeto.

Estudo dirigido:

CALDAS, Felipe Bernardes; PINTO, Túlio. O Devir Artista: a obra além da própria obra. Entrevista com Túlio Pinto. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, v. 23, n. 38, p.1-12, jan.-jun. 2018. e-ISSN 2179-8001. DOI: http://dx.doi. org/10.22456/2179-8001.76569. O Devir Artista: a obra além da própria obra. Entrevista com Túlio Pinto. | Caldas | PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais

Visita ao site do artista Estevão Fontoura https://www.estevaodafontoura.com/


• Conjunto de 05 Vídeos com Profª Drª Leticia Ponso e Prof. Dr. Alfredo, do projeto Revitalização e Difusão das Culturas Caingangues e Guaranis de Rio Grande e Téc. Guilherme Mello e Prof. Dr. Marcelo Gobatto, do projeto Raízes Indígenas – Diálogos Multiculturais.  O que interessa mostrar em uma galeria para os coletivos indígenas ? Versa a Lei Municipal 8445,Rio Grande, de 07 de novembro de 2019, quanto à promoção e divulgação das culturas caingangues e guaranis, e que nas palavras da Profª Drª Leticia Ponso, se tratam de “duas aldeias guaranis - Para Roke, cacica Talcira, e Y´yrembé, cacique Eduardo, e uma aldeia kaingang, Goj Tanh, cacique Cláudio “ (..) e que “por meio de um diálogo entre o mundo acadêmico e o mundo dos saberes tradicionais, centrado na transmissão oral que preserva conhecimentos acumulados durante séculos no sul do Brasil”. A Galeria de Arte Espaço Incomum prevê a exposição Abril Indígena  para todo o mês de abril. * 05 vídeos

Tarefa: 

Escrever uma resenha.

Estudo dirigido:

Visita ao site dos projetos


• Conjunto de 04 Vídeos com  Profª Drª  Rita Rache ( Arte e Educação Ambiental FURG- ILA)), artista Marcelo Chardosim (artista plástico criador  do Parque da Solidariedade - Prêmios Aliança Francesa, Instituto Goethe, Itaú Cultural), Téc. Cleber Rocha (FURG) e o gestor cultural Domingo Mestre (Espanha).  Qual a Importância do ensino ambiental no curso de Artes Visuais. O que é o projeto SEMEIA e qual sua importância para a comunidade acadêmica. Quais as ações possíveis em gestão cultural e reativação de espaços ociosos. Conceito de Solares como proposta em gestão e produção cultural. A Galeria de Arte Espaço Incomum prevê a exposição Maio Ambiental  para todo o mês de maio/junho. * 04 vídeos

Tarefa: Escrever uma resenha e/ou resumo de proposta de projeto para arte e natureza.

Estudo dirigido: Visita ao site do projeto Parque da Solidariedade https://oblogdoparque.wordpress.com


• Conjunto de 02 Vídeos com Alunes Trans  e lideranças  LGBT, Albert Teixeira (FURG), Yrê Mello (FURG), Patrick Rigon (UFRGS)  para falar dos projetos Art Queer, Inclusão de Gênero nas Artes. A Galeria de Arte Espaço Incomum prevê a exposição para Janeiro Trans, Junho Orgulho LGBT e Agosto Visibilidade Lésbica. Discussão quanto à políticas estratégicas de ação afirmativa nas IES que possibilitem a inclusão, o acesso e a permanência de pessoas com deficiência e aquelas alvo de discriminação por motivo de gênero, de orientação sexual e religiosa, entre outros e segmentos geracionais e étnico-raciais. * 02 videos

Tarefa:

Escrever uma resenha.

Estudo dirigido:

Visita ao site dos projetos


• Conjunto de 04 Vídeos com Grupos de Pesquisa NEABI e Macanudos, Profª Drª Leticia Ponso, Profª Drª Cassiane Paixão, discente e bolsista Macauli Oliveira e Profª Drª Rita Rache. Diásporas e arte brasileira. Apresentação da importância da Lei 10.639 para o ensino das artes visuais e uma revisão das referências em pintura. Importância dos Grupos de Estudos e dos Projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino que atuem nas políticas de ações afirmativas. Com a Lei 10.639/03 também foi instituído o dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em homenagem ao dia da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares. O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial no Brasil. A Galeria de Arte Espaço Incomum prevê a exposição Novembro Negro para o mês de novembro.  * 04 videos

Tarefa:

Escrever uma resenha

Estudo dirigido:

Leitura do texto Identidade por um Fio: colares e fios-de-contas no culto aos Orixás. In: http://www.studium.iar.unicamp.br/10/2b.html


Conjunto de 03 Vídeos com Profª Drª Ana Maio (FURG), Profª Drª Roseli Neri (FURG), Profª Drª Lizângela Torres (UFPEL). O que foi a Galeria Ideia ? Projetos em Arte para Galerias de Universidades. * 03 videos

Tarefa: Escrever uma resenha.


• Conjunto de 02 Vídeos com Profª Drª Fabiane Pianowski, Projeto NAVE  (FURG) e Prof. Dr. Claudio Tarouco, LABEST  (FURG) - Qual sua visão de como se dá importância do Núcleo de Exposições  como espaço de troca com outros projetos na FURG ? O que é o projeto NAVE ? O que é o LABEST ? A professora Fabiane Pianowski também está à frente do projeto cultural Miradas Enredadas / Networking Glances 2020 - Pandemia / Pandemic. A convocatória de e-mail art sobre a percepção da pandemia por professores, artistas e pesquisadores de diferentes partes do mundo resultará na criação de uma exposição coletiva internacional nas redes sociais.* 02 videos

Tarefa: 

Escrever uma resenha.

Estudo dirigido:

Visita ao site do Projeto Miradas Enredadas https://sites.google.com/view/networkinglances/in%C3%ADcio


• Conjunto de 02 Vídeos com Profª Drª Vivian Paulitsch FURG)  e Prof. Dr. Renato Palumbo Dória (UFU). Apresentação e comentários sobre Vídeo da sala de experimentação com aspectos da arquitetura e da cidade. * 02 videos

Tarefa:

Escrever uma resenha.

Estudo dirigido:

Vídeos no Instagram #EHAdivulga . O EHA divulga é um projeto  de divulgação científica por meio do perfil oficial no Instagram em pesquisas em história da Arte. A atividade consiste no debate sobre os temas de pesquisas apresentados nestes vídeos deste perfil.

Resenha do artigo denominado Cenas de rua: da paisagem arquitetônica à paisagem social e humana. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/?page_id=44. 


Outras Atividades Dirigidas: 

Estudo dirigido:

Leitura do artigo intitulado « Existe uma arte brasileira? » de autoria de Luiz Marques, Claudia Mattos, Mônica Zielinsky et Roberto Conduru, Perspective in: http://perspective.revues.org/5543

Estudo dirigido:

Leitura do texto de  Sonia Gomes Pereira . Revisão historiográfica da arte brasileira do século XIX. Rev. Inst. Estud. Bras., São Paulo ,  n. 54, p. 87-106,  Mar.  2012. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742012000100007&lng=en&nrm=iso . 

 

Bibliografia básica - Elaboração de Projetos em Arte (06437)

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP : Autores Associados, 2006. 

Cauquelin, Anne. Teorias da arte . Tradução Rejane Janowitzer. São Paulo : Martins Fontes, 2005. 

CAUQUELIN, Anne. No ângulo dos mundos possíveis. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo : Martins Fontes, 2011.

BEAUD, Michel. Arte da tese : como preparar e redigir uma tese de mestrado, uma monografia ou qualquer outro trabalho universitário. Tradução Gloria de Carvalho Lins. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1997.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo : Cortez, 2009. 

HADDOCK-LOBO, Rafael (org.). Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro : Rocco, 2010. 

FERREIRA, Glória  e Cotrim, Cecília (orgs.). Escritos de artistas : anos 60/70. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2006. 

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo : Perspectiva, 1993. 


Bibliografia básica -  História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira (06667)

COLI, Jorge. Como estudar a Arte Brasileira? São Paulo: Editora SENAC, 2005

CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002.

MELLO E SOUZA, Laura. (org.) História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo : Ática, 2001.

PRIORE, Mary Del. (org.) História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.

PROUS, André. Arte pré-histórica do Brasil .Belo Horizonte : C / Arte, 2007.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo : Companhia das Letras, 1997.

ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983.


Bibliografia básica - Metodologia da Pesquisa em Arte na Docência e na Prática (06417)

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2012.

REY,Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais,2012. Vol. 7. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.27713. Acesso em: 04 ago 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2009.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

 

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

Semana 1 A 14:   2 vídeos + tarefa/estudo dirigido = 6 horas

Total de 28 vídeos + 2 = 30 vídeos. 

30 x 6 horas = 180 horas 


Vagas previstas: 

Mínimo 20 e máximo indeterminado.

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares ou como créditos das disciplinas semestrais  Elaboração de Projetos em Arte (06437) e/ou Metodologia da Pesquisa em Arte na Docência e na Prática (06417) ou História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira (06667), a depender da carga-horária atividades realizadas e orientação das professoras responsáveis.

O aproveitamento se dará pela visualização integral de vídeos, realização de tarefas e dos estudos dirigidos.

Observações:

O projeto, de título Núcleo de Exposições, tem como objetivo realizar sistematicamente, a administração dos espaços expositivos, situados no Prédio das Artes do Instituto de Letras e Artes e da Galeria de Arte da FURG, Espaço Incomum, situado no Centro de Convivência, na área de Artes Visuais. O Núcleo de Exposições objetiva também propor, fomentar e difundir a arte para a comunidade acadêmica da FURG e região de abrangência da mesma; estimular a criação artística e fruição cultural; possibilitar o contato com obras de Artes Visuais; instigar a experimentação em arte; produzir um apoio ao ensino dos alunos de artes visuais; e promover a construção cultural de bens simbólicos para a comunidade acadêmica em geral e para a população externa à instituição. O projeto também visa atender à Lei Municipal 8445, de 07 de novembro de 2019, quanto à promoção e divulgação das culturas caigangues e guaranis. Outrossim, também estaremos dando atenção à Lei 10.639/03 e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, a qual ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, bem como atender ao plano nacional de educação em direitos humanos e ao que rege a normativa da universidade quanto aos seus planos pedagógicos, no qual devemos desenvolver políticas estratégicas de ação afirmativa nas IES que possibilitem a inclusão, o acesso e a permanência de pessoas com deficiência e aquelas alvo de discriminação por motivo de gênero, de orientação sexual e religiosa, entre outros e segmentos geracionais e étnico-raciais.