PERFIL DO EGRESSO
O Curso de Artes Visuais Licenciatura visa uma formação acadêmica que constitua no perfil do egresso uma formação profissional habilitada para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais. Nesse sentido, o curso objetiva o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, em articulação com a especificidade do pensamento visual, de modo a propiciar ao egresso o pensamento reflexivo, a sensibilidade artística, a utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais, bem como a sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras, revelando habilidades e aptidões pertinentes à atuação profissional na sociedade, nas instâncias artísticas, culturais, científicas e tecnológicas, inerentes à área de Artes Visuais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Curso de Artes Visuais Licenciatura deve possibilitar a formação profissional que expresse, no mínimo, as seguintes competências e habilidades:
I - interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;
II – desenvolver pesquisa científica e tecnológica em artes visuais, objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual;
III - atuar, de forma significativa, nas manifestações visuais, instituídas ou emergentes;
IV - atuar nos diferentes espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de artes visuais;
V - estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, objetivando o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais.
Para a Licenciatura, devem ser acrescidas as competências e habilidades definidas na Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, a saber:
I - as competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
II - as competências referentes à compreensão do papel social da escola;
III - as competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;
IV - as competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico;
V - as competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
VI - as competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.