Fotografia em Tempos de Pandemia

Professor responsável:

Cláudio Tarouco de Azevedo (ILA)

Resumo:

Discutir referenciais teóricos que abordam as relações entre fotografia e arte contemporânea. Analisar a obra de artistas que trabalham com fotografia analógica e digital em seus processos criativos. Promover microintervenções fotográficas (poéticas e pedagógicas) em torno de temas atuais.

Objetivos:

· Promover reflexões críticas sobre conceitos oriundos das relações entre fotografia e arte contemporânea.

· Discutir textos de autores/as como: Edmond Couchot, Arlindo Machado, Philippe Dubois, Susan Sontage, Charlotte Cotton, Roland Barthes, Annateresa Fabris, François Soulages, Dorrit Harazim, entre outras/os.

· Analisar a produção artística de artistas que trabalham com fotografia (analógica e digital) abordando temas da atualidade.

· Estabelecer interações entre grupos de pesquisa.

· Fomentar a criação artística e pedagógica envolvendo a fotografia.

· Estabelecer relações entre as questões do olhar crítico e sensível frente aos desafios impostos pela pandemia.

O projeto se justifica por oferecer um espaço para pensar sobre possíveis relações entre a fotografia e a arte contemporânea que contribuam com a produção poética e pedagógica de estudantes de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) frente a pandemia que estamos enfrentando mundialmente.

Ações Previstas:

Leituras de textos, discussões, análise coletiva de produções de artistas, conversas com convidadas/os para apresentarem suas produções envolvendo a pesquisa fotográfica e suas relações com o ensino e a poética em artes, seminário de apresentação das produções artísticas e pedagógicas.

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

Atividades síncronas e assíncronas distribuídas em 14 semanas.

Total: 60 horas.

Vagas previstas: 

30 vagas.

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como créditos da disciplina (06436) Fotografia II.

A validação da equivalência se dará pela presença nos encontros síncronos e apresentação de seminário com base em uma microintervenção envolvendo a fotografia em um projeto artístico e/ou pedagógico.