Retratos 4 x 4 e Vozes Escutantes em Meio à Pandemia:
reflexos e ações junto a comunidades mais vulneráveis

Professoras responsáveis:

Ivana Maria Nicola Lopes (ILA), Rita Patta Rache (ILA) e Fabiane Pianowski (ILA)

Resumo:

Retratos 4 x4 e vozes escutantes em meio à pandemia: reflexos e ações junto a comunidades mais vulneráveis visa possibilitar reflexões sobre o papel da Universidade nos dias de hoje e a sua função social e cultural, provendo o contato entre a universidade pública e a comunidade, por meio de ações efetivas que elevem a autoestima, os cuidados básicos com a saúde e bem-estar, a fim de que possamos superar as necessidades mais prementes em meio ao contexto atual.

Assim, a proposta pedagógica busca sair do ambiente acadêmico para alcançar nossas inquietudes em benefício de uma práxis voltada para as comunidades mais vulneráveis, contribuindo para uma formação acadêmico-profissional voltada para a centralidade da vida, os valores comunitários e solidários, a  participação e transformação socioambiental e cultural.

As ações acontecerão em três módulos: dois no primeiro semestre letivo de 2020 e um no segundo semestre.

Neste ano, serão desenvolvidos encontros formativos a respeito do atual contexto socioambiental e cultural, planejamento, execução e registros de ações solidárias. Para 2021, estão previstas produções de narrativas (escritas e visuais) a partir das vivências na proposta pedagógica e neste período pandêmico.

Ações Previstas:

A proposta está dividida em três módulos, sendo dois para o primeiro semestre letivo de 2020 e um para o segundo.

Neste ano, serão realizados encontros formativos a respeito do atual contexto socioambiental e cultural, planejamento, execução e registros de ações solidárias. Para 2021, estão previstas produções de narrativas (escritas e visuais) a partir das vivências na proposta pedagógica e neste período pandêmico.

O primeiro e terceiro módulos serão realizados remotamente. O segundo, conforme as possibilidades, contemplará, além de atividades remotas, visitas e realização de ações pontuais junto às comunidades envolvidas, seguindo todas as orientações sanitárias da ANVISA, do poder público local e da FURG.

As atividades dos módulos envolvem:

• Módulo 1 (32h) – Encontros formativos a respeito do atual contexto socioambiental e cultural, envolvendo leitura de textos, debates, conversas com coletivos que vêm realizando ações solidárias e planejamento das ações que serão executadas no Módulo II (definição do público envolvido, tipo de atividades, viabilidade, busca de parcerias, etc.).

• Módulo 2 (40h) – Execução das ações definidas no Módulo 1, cujo foco é elevar a autoestima, cuidados básicos com a saúde e bem-estar do público envolvido, a fim de que, com isso, possamos interagir e superar as necessidades mais prementes em meio ao contexto atual. As ações e seus desdobramentos serão registrados em diferentes meios (fotografias, audiovisual, desenho, produção textual, entre outros), compondo um acervo que será a matéria-prima das ações do Módulo 3. 

• Módulo 3 (72h) – Sistematização, produção e criação de narrativas visuais e escritas sobre registradas e publicizadas em ambientes virtuais.
Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

Módulos 1 e 2

Período de realização: 14/9 a 4/12/2020 (12 semanas)

Carga horária docente: 8h/semanais

Carga horária discente: 6h/semanais (72 horas)


Módulo 3

Período de realização: 8/2 a 19/5/2021 (12 semanas)

Carga horária docente: 8h/semanais

Carga horária discente: 6h/semanais (72 horas) 

Vagas previstas: 

20 vagas

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares.

Para a validação como atividades complementares, será considerada a carga horária de participação do estudante e a sua produção, seguindo as normas e tabela de pontuação das atividades complementares para os Cursos de Artes Visuais -Licenciatura e Bacharelado.

A proposta será cadastrada como projeto de ensino e extensão, o que possibilitará aos estudantes optarem pelo tipo de pontuação, de acordo com sua participação:

- em todas as ações como projeto (itens 10 ou 17), caso participe dos 3 módulos, com mínimo de 75% de frequência;

- somente Módulo 1, como curso (item 21), com mínimo de 75% de frequência;

- somente sua produção ( itens 3 e 4).

Além disso, como pontuação extra, o estudante poderá optar por apresentar trabalho em eventos (item 6) ou publicar artigo (item 5) e texto crítico (item 8).