Diálogos em Artes Visuais

Professoras responsáveis:

Fabiane Pianowski (ILA) e Vivian da Silva Paulitsch (ILA)

Resumo:

O projeto de ensino Diálogos em Artes Visuais que foi organizado pela coordenação e Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura para apoiar os docentes da área de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes da FURG na realização de suas atividades letivas. Desta forma, o público-alvo do projeto são a totalidade (226) dos discentes dos dois cursos de Artes Visuais. Esta proposta está pautada na necessidade do desenvolvimento de atividades integradoras das disciplinas dos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura e seus grupos de pesquisa, com o objetivo tanto de inserir o calouro no universo acadêmico, quanto de integrar discentes, docentes e egressos dos cursos de Artes Visuais. Também objetiva recepcionar os calouros, integrando-os à comunidade universitária, à vida acadêmica, ao mundo do trabalho e das artes visuais, servindo também como um espaço de diálogo entre universidade e comunidade. Estabelecendo um espaço colaborativo de ensino-aprendizagem, reflexão, formação continuada e de fruição em artes visuais no ambiente universitário, estendido à comunidade em geral por meio de ações extensionistas. As ações do projeto consistem em realizar periodicamente rodas de conversa, palestras, oficinas, minicursos, workshops, fóruns, seminários, dentre outros, sobre diversos temas relacionados às disciplinas dos cursos de Artes Visuais nos âmbitos do ensino, pesquisa e produção em Artes Visuais e áreas afins. Em virtude da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, estas atividades serão fundamentais para complementar e integrar as disciplinas ministradas pelos docentes da área de Artes Visuais. Esta proposta busca ainda superar a evasão e retenção acadêmica, servindo com um incentivo e estímulo aos estudantes para a continuidade de seus estudos, em especial neste momento tão particular. Espera-se promover a integração do público envolvido e a qualificação do debate sobre as artes, as culturas e a educação.

Ações Previstas:

O Projeto Diálogos em Artes Visuais consiste na realização periódica de rodas de conversa, palestras, oficinas, minicursos, workshops, fóruns, seminários, dentre outros, versando sobre diferentes temáticas relacionadas ao ensino, pesquisa e produção em Artes Visuais e áreas afins. Essas rodas de conversa estarão vinculadas às disciplinas dos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura e aos grupos de pesquisa Investigações em Artes Visuais; Artes Visuais em Estudo (AVE); Arte, Ecologia e Saúde e Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros, no entanto, serão atividades abertas ao público. Contarão com a participação de profissionais e pesquisadores convidados dos professores e professoras colaboradores do projeto. As atividades estavam previstas para acontecer no Prédio das Artes Visuais e em outros espaços culturais do município; no entanto, em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus e em concordância com a minuta das Diretrizes Acadêmicas Gerais para o ensino de graduação durante o período emergencial, as atividades do projeto serão todas realizadas em meios digitais.

Os discentes dos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura deverão realizar inscrição online para participar das atividades e receber a validação das mesmas como crédito ou atividades complementar, conforme determinação da coordenação dos cursos e seu NDE. Da mesma forma, os demais participantes deverão se inscrever para poder assistir às atividades e obter o respectivo certificado.

A execução do projeto se dará com apoio da equipe do Núcleo Artes Visuais em Estudo (NAVE), formada por professores e estudantes dedicados à pesquisa e produção em design gráfico, programação e comunicação visual e artes gráficas.

Carga-horária e sua distribuição no número semanas:

As atividades terão carga-horária variada e serão oferecidas de maneira a atender demandas dos docentes e discentes no ano letivo de 2020.

Vagas previstas:

As vagas oferecidas irão variar conforme o tipo de atividade a ser oferecida.

Previsão de equivalência e/ou aproveitamento:

As atividades do projeto serão validadas como atividades complementares.