Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais funcionam no PRÉDIO DAS ARTES vinculado ao Instituto de Letras e Artes (ILA), que conta com salas de aula e laboratórios para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Laboratório de Estética - LABEST

Descrição:  Espaço destinado a realização de encontros para discussão e estudos sobre arte e ensino da arte em geral; onde se encontra o acervo do Curso de Artes Visuais e o Centro de Documentação e Pesquisa em Artes Visuais; onde os estudantes possuem acesso à computadores para pesquisas e onde há uma sala para o trabalho de estagiários e bolsistas do curso.

Principais equipamentos instalados: mesas, estantes, 6 computadores, estantes.

Capacidade de atendimento: 30 alunos

Área física disponível: 87,80 m2

Professor Responsável: Cláudio Tarouco de Azevedo

Técnica responsável: Laura Garcia Storino

Telefone: (53) 3293.5431

 

Laboratório de Informática (Sala 09)

Descrição: Espaço destinado ao estudo e experimentação na área do desenho gráfico, animação, fotografia, vídeo e imagem digital. Disponibiliza o acesso a internet aos alunos em horários livres.

Principais equipamentos instalados: mesas, 30 computadores.

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 65,00 m2

Professora responsável: Fabiane Pianowski

Técnico responsável: Alessandro Morales Ebersol

Telefone: (53) 3293.5430

 

Oficina de Vídeo (Sala 14)

Descrição: A oficina de vídeo é um espaço destinado ao estudo, pesquisa e experimentação em arte com ênfase nas práticas artísticas que utilizam o vídeo, a fotografia, arte sonora, web e mídias locativas de forma híbrida e transdisciplinar. É composto por uma sala de aula/auditório, uma ilha de edição e um estúdio de foto e vídeo. Oferece suporte em relação a estrutura, equipamentos e apoio técnico e pedagógico para várias disciplinas teórico-práticas dos Cursos de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura.

Principais equipamentos instalados: 07 computadores para edição e finalização fotografia e vídeo, dois projetores multimídia, equipamento de som, 13 câmeras de vídeo. 

Capacidade de atendimento: Auditório (sala de aula) 5 0 alunos. Ilha de edição: 6 alunos.

Área física disponível: 162,57m2

Responsável: Ana Maio

Técnico responsável: Guilherme Mello dos Santos

Telefone: (53) 3293.5429 

 

Oficina de Desenho (Sala 16)

Descrição:  Espaço destinado ao estudo e experimentação das práticas do desenho por meio de diferentes suportes, materiais e técnicas e suas aplicações no contexto da produção artística ou do ensino de artes visuais. 

Atividades desenvolvidas:

Principais equipamentos instalados: mesas de desenho individuais e bancos estofados.

Capacidade de atendimento: 20 alunos

Área física disponível: 94,15 m2

Professor Responsável: Janice Appel

 

Laboratório Fotográfico (Sala 17)

Descrição:Espaço destinado ao estudo e experimentação das práticas fotográficas e suas aplicações  no contexto  da produção artística ou do ensino de artes visuais.

Principais equipamentos instalados: ampliadores para fotografia analógica, secador, máquinas fotográficas e projetor.

Capacidade de atendimento: 15 alunos

​Área física disponível: 103,53 m2

Professor Responsável: Cláudio Tarouco de Azevedo

Técnica responsável: Branca Vargas Lamas 

Telefone: (53) 3293.5246

 

Oficina de Gravura (Sala 18)

Descrição: Espaço destinado ao estudo de diferentes modalidades da gravura, por meio de diferentes suportes de gravação e impressão, explorando diferentes materiais e técnicas, suas aplicações em contexto de produção artística ou do ensino de artes visuais. 

Principais equipamentos instalados: duas prensas Trident 500 para gravura em metal,  uma prensa vertical; caixa de grão para gravura em metal; secador metálico.

Capacidade de atendimento: 20 alunos

Área física disponível: 94 m2

Professora Responsável: Janice Appel

 ​

Oficina de Tridimensionalidade (Sala 19)

Descrição: Espaço destinado ao estudo e experimentação das práticas ligadas à tridimensionalidade: cerâmica, objeto, escultura, instalação, intervenção em espaços  públicos, performances, entre outros. 

Principais equipamentos instalados: forno para queima de cerâmica.

Capacidade de atendimento: 20 alunos

Área física disponível: 110,00 m2

Professora Responsável: Roseli Nery

 

Oficina de Pintura (Sala 20)

Descrição: Espaço destinado ao estudo e experimentação das práticas pictóricas por meio de diferentes suportes, materiais e técnicas e suas aplicações no contexto da produção artística ou do ensino de artes visuais. 

Principais equipamentos instalados: secador, serra elétrica, ferramentas diversas, mesas coletivas, bancos de madeira.

Capacidade de atendimento: 15 alunos

Área física disponível: 117,27  m2

Professora Responsável: Janice Appel

 

Coordenadora de curso:

Daniela da Cruz Schneider (ILA)

Coordenador adjunto:

 

 

E-mail:

Coordenação: ccartesvisuais@furg.br

 

Localização:
Prédio das Artes Visuais - FURG
Instituto de Letras e Artes - ILA
Avenida Itália, km08 - Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-900

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais proporcionam formação a partir de um núcleo comum, entre o primeiro e o segundo ano, e são compostos por disciplinas anuais de caráter teórico e prático, com conteúdos básicos e introdutórios para ambos os cursos.

A partir do terceiro ano, o estudante cursa disciplinas especificas da licenciatura ou bacharelado, dando início a sua pesquisa em arte.

O quarto ano, em ambas as graduações, é reservado para o aprofundamento da pesquisa, que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso e na realização do estágio docente, no caso da licenciatura.

A opção pela licenciatura atenderá a formação do professor de Artes Visuais, por meio da oferta de práticas pedagógicas, estágio docente e disciplinas que compõem o núcleo comum para as licenciaturas da FURG, bem como disciplinas específicas para o ensino da Arte.

A opção pelo bacharelado oferece duas ênfases: História, Teoria e Crítica e Poéticas Visuais. Na primeira, as disciplinas buscam aprofundar a reflexão teórica sobre os acontecimentos artísticos. Já a segunda, é constituída de disciplinas que possibilitam a prática nas oficinas a partir de linguagens como desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, cinema e vídeo.

Para cada um dos cursos há a reserva de 25 vagas.

 

HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS NA FURG

Em 20 de agosto de 1969 foi autorizado o funcionamento da Universidade do Rio Grande – URG, pelo Decreto-Lei Nº. 774, assinado pelo Presidente da República Arthur da Costa e Silva. Neste período, a filosofia educacional do país admitia o funcionamento de escolas isoladas no sistema de ensino superior, e a Reforma Universitária preconizava a aglutinação de unidades independentes, em complexos estruturais maiores, organizados em função de objetivos comuns.

Dentro deste contexto, no ano de 1973, a Universidade do Rio Grande aprovou a criação de cinco centros, a saber: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Centro de Letras e Artes, Centro de Ciências do Mar e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Esta estrutura obedecia aos preceitos da Lei Nº. 5540 da Reforma Universitária, tendo como conseqüência importante a adoção do sistema de matrícula por disciplina e o surgimento dos colegiados de coordenação didático-pedagógica dos cursos, que receberam a denominação de Comissões de Curso.

A história das Artes Visuais na FURG teve início em 1977 com a criação da Licenciatura Curta em Educação Artística - Habilitação em Desenho, no contexto da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, tendo a primeira turma iniciado seus estudos em 1978.

A LDB 5692/71 determinava a formação de professores em dois anos e meio (Licenciaturas Curtas), o que, no caso das Artes, se traduziu em uma formação polivalente em Artes Plásticas, Música e Teatro, a partir de uma política educacional conhecida como preparação para o trabalho. A mesma política regulamentou a obrigatoriedade da distribuição das cargas horárias das disciplinas no ensino fundamental.

Em agosto de 1986, a Deliberação 11/1986 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da FURG aprovou a estrutura curricular do Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas, com quatro anos de duração. Em 1990, a deliberação 32/90 do mesmo Conselho estabelecia a conversão dos Cursos de Licenciatura Curta em Educação Artística e Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas para Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas.

Durante este período, com o apoio do então Departamento de Letras e Artes e da Reitoria, intensificou-se o Programa de Qualificação dos docentes do Curso, iniciado em meados da década de 1980 com afastamentos individuais. A equipe chegou a ter de modo simultâneo, em fases posteriores, mais de um terço dos profissionais efetivos afastados para a obtenção de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Atualmente, todos os professores efetivos da Área das Artes Visuais têm doutorado.

Este aporte de qualificação sedimentou uma mudança importante no perfil do Curso de Artes Visuais, até então mais identificado com o ensino e a extensão, colocando a pesquisa num nível de excelência e elevando sensivelmente o nível de discussão a respeito dos horizontes e perspectivas de seus professores e professoras em relação à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e no tocante a novos patamares de atuação como a gestão administrativa, em consonância com os novos tempos da Universidade Federal do Rio Grande.

Em novembro de 1997, a Deliberação 51/1997 do COEPE dispunha sobre alteração curricular no Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas, criando quatro novas disciplinas (Oficina Básica de Teatro, Oficina de Materiais Alternativos, Pesquisa em Arte e Pesquisa de Linguagens do Desenho), alterando ementas, mas mantendo a mesma estrutura geral e tempo de duração.

Em 2002, a Deliberação 15/2002 do COEPE, alterou a estrutura curricular da Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas e o nome para Licenciatura Plena em Artes Visuais, tendo em vista adequar-se à LDB 9394/96. No ano seguinte, a reforma curricular expressa pela Deliberação 020/2003 do COEPE mudava o nome do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais para Curso de Artes Visuais Licenciatura, passando a ter um tempo de integralização mínimo de quatro anos, e não mais de cinco, adequando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01/2002), enfatizando a prática pedagógica em consonância com a teoria da arte contemporânea e as poéticas visuais.

Em 2007, foi criado o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Visuais (PGAV), conforme Deliberação 22/2007 do COEPE, expandindo as atividades acadêmicas do corpo docente e atendendo à demanda identificada na comunidade riograndina, especialmente os egressos do Curso de Artes Visuais, no sentido de poderem dar continuidade a suas formações em nível de pós-graduação na cidade do Rio Grande. 

A reforma curricular aprovada em 2008, conforme a Deliberação 36/2008 do COEPE, no contexto do Programa de Reestruturação e Expansão Universitária – REUNI, do Governo Federal, buscou atender à ampliação do curso já existente, com a alteração do número de vagas e o oferecimento do curso de Bacharelado em Artes Visuais, cujo Projeto Pedagógico ora proposto encontra-se estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado – contidas na Resolução Nº. 1, de 16 de janeiro de 2009.

Ao criar a habilitação de bacharelado e atualizar a licenciatura considerou-se, portanto, atender concomitantemente ao desejo expresso pela comunidade acadêmica e em geral, assim como a proposta sistematizada pela Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais da SESu/MEC, a saber: “formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais”. Tal especificidade na formação contempla profissionais capazes de atuar em outros setores além do ensino, tais como: galerias de arte, espaços artístico-culturais e setores audiovisuais.

A reformulação da estrutura curricular, com a criação da habilitação bacharelado possibilitou investir com maior propriedade na flexibilidade curricular e na mobilidade acadêmica. Com isso, proporcionam-se condições para que o estudante tenha possibilidades de escolha quanto ao seu processo de formação e possa desenvolver a autonomia e a responsabilidade necessárias para se inserir no atual mundo do trabalho. Da mesma forma, visa atender às instâncias de formação e satisfação pessoal, o compromisso com a estética, a ética e os princípios democráticos no ensino e na produção das Artes Visuais, com responsabilidade social e ambiental. Por conseguinte, visa também ampliar o acesso do estudante ao ensino superior através da ampliação do número de vagas disponibilizadas. A nova estrutura curricular, que teve sua primeira oferta em 2009, encontra-se vigente até o presente momento e em constante processo de avaliação.

O entendimento da avaliação como um processo dinâmico, que exige mediação pedagógica permanente, impõe ao Curso de Artes Visuais Bacharelado a responsabilidade de rever periodicamente os seus instrumentos e procedimentos de avaliação no que se refere ao Projeto Pedagógico, de modo a ajustá-lo aos diferentes contextos que se apresentam no cenário da educação superior e torná-los elementos da qualidade que se deseja para a educação superior brasileira.