TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O TCC de Artes Visuais atende a Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, a qual o prevê como componente curricular obrigatório e que deve conter os seguintes elementos para os cursos de Bacharelado:
a) uma reflexão escrita sobre o processo de desenvolvimento do trabalho;
b) uma exposição individual ou coletiva em espaço público;
c) apresentação e defesa perante uma banca examinadora composta por professores e profissionais da área, nos termos de regulamento próprio.
O TCC é desenvolvido no âmbito das disciplinas de ateliê de orientação de projetos a partir da Normatização das Disciplinas de Ateliê de Orientação de Projeto em História, Teoria e Crítica e Ateliê de Orientação de Projeto em Poéticas Visuais, documento que regulamenta esta atividade, nele constam a obrigatoriedade, critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, aprovados pela Coordenação de Curso.
ORGANIZAÇÃO DO TCC – 2020
Documentos importantes:
- Carta de aceite do(a) orientador(a)
- Ata de acompanhamento do(a) orientador(a)
- Carta convite para participação na Banca Examinadora do TCC
- Formulário de Indicação da Banca de Avaliação do TCC
- Termo de Autorização para Publicação do TCC no ARGO (mais informações disponíveis na página da Biblioteca)
É importante a disponibilização do teu trabalho no ARGO, uma forma de divulgá-lo.
Aproveite e consulte o TCC de colegas, a imagem a seguir traz dicas de como acessar as monografias digitais disponíveis na Biblioteca Digital da FURG.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares do Curso de Artes Visuais estão em conformidade com a Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Artes Visuais. Dessa maneira, são componentes curriculares que devem possibilitar o reconhecimento e o cômputo, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico, incluindo atividades de extensão, bem como a prática de estudos e atividades independentes, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho, com as diferentes manifestações e expressões culturais e artísticas e com as inovações tecnológicas.
Nesse sentido, o Curso de Artes Visuais - Bacharelado da FURG prevê o cumprimento de 200 horas das seguintes atividades complementares que devem ser contabilizadas a partir da Tabela de Pontuação das Atividades Complementares e solicitadas com preenchimento do Formulário de Registro de Atividades Complementares a ser entregue na Coordenação de Curso.
ESTRUTURA CURRICULAR
O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da FURG foi orientado pela Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Artes Visuais, elaborada por uma Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, o referido Curso oferece uma formação em Artes Visuais a partir de uma estrutura curricular constituída de núcleo básico introdutório, nível intermediário e de aprofundamento, permitindo ao estudante uma maior flexibilidade na estrutura curricular.
NÚCLEO BÁSICO
Nos dois primeiros anos do núcleo básico são oferecidas disciplinas anuais de caráter teórico e prático, com conteúdos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno visual. Ademais, “são contemplados estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, tais como filosofia, estética, sociologia, comunicação e teorias do conhecimento, com o objetivo de fazer emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando”.
TERCEIRO ANO
A partir do terceiro ano, o estudante opta por uma das duas ênfases do bacharelado – História, Teoria e Crítica, e Poéticas Visuais, quando dará início a pesquisa em arte através da elaboração e execução de seus projetos.
ÊNFASE EM HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA
A ênfase de História, Teoria e Crítica oferece disciplinas voltadas à reflexão teórica, e é onde são aprofundados os estudos no campo dos acontecimentos artísticos.
ÊNFASE EM POÉTICAS VISUAIS
Já nas Poéticas Visuais, por meio da oferta de disciplinas eletivas que possibilitam a escolha pela ênfase em linguagens específicas (desenho, pintura, fotografia, cinema e vídeo, entre outras), o estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática das oficinas que buscam o estudo de diferentes linguagens em arte, e a partir da própria produção artística, estabelecer conexões entre a teoria e a prática em Artes Visuais.
QUARTO ANO
O quarto ano é reservado ao aprofundamento da pesquisa que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido nas disciplinas de Ateliê de Orientação de Projetos, buscando qualificação técnica e conceitual compatível com a realidade do contexto da arte. Nesses dois últimos anos, o grupo de disciplinas do Bacharelado é, em sua maioria, semestral, facilitando assim, a mobilidade acadêmica.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ressalte-se que as 400h de práticas pedagógicas, previstas na Resolução CNE/CP nº2 de 19.02.2002, são realizadas no núcleo básico, tanto para licenciatura como bacharelado, distribuídas nas seguintes disciplinas: História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea (30h); História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira (30h); Introdução à Fotografia (30h); História, Teoria e Crítica da Arte (20h); Introdução à Bidimensionalidade (20h); Fundamentos e Prática da Docência e da Criação Visual (10h); Introdução à Tridimensionalidade (30h); Introdução à Imagem em Movimento (30h); Introdução ao Desenho Gráfico (20h); Oficina de Materiais em Artes Visuais (20h); Processos de Criação e Análise de Imagem (10h).
Justifica-se a adoção das práticas pedagógicas no bacharelado devido ao fato de que este futuro profissional também poderá praticar o exercício da docência, quer seja em instâncias de educação não-formal, como no ensino superior, conforme o Parecer CNE/CES nº 280/2007).
PERFIL DO EGRESSO
O Curso de Artes Visuais Bacharelado visa constituir no perfil do egresso uma formação profissional habilitada para a produção, a pesquisa e a crítica das Artes Visuais. Nesse sentido, o curso objetiva o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, em articulação com a especificidade do pensamento visual, de modo a propiciar ao egresso o pensamento reflexivo, a sensibilidade artística, a utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais, bem como a sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras, revelando habilidades e aptidões pertinentes à atuação profissional na sociedade, nas instâncias artísticas, culturais, científicas e tecnológicas, inerentes à área de Artes Visuais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Curso de Artes Visuais Bacharelado deve possibilitar a formação profissional que expresse, no mínimo, as seguintes competências e habilidades:
I - interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;
II – desenvolver pesquisa científica e tecnológica em artes visuais, objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual;
III - atuar, de forma significativa, nas manifestações visuais, instituídas ou emergentes;
IV - atuar nos diferentes espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de artes visuais;
V - estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, objetivando o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais.