TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O TCC de Artes Visuais atende a Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, a qual o prevê como componente curricular obrigatório e que deve conter os seguintes elementos para os cursos de Bacharelado: 

    a) uma reflexão escrita sobre o processo de desenvolvimento do trabalho;

    b) uma exposição individual ou coletiva em espaço público;

    c) apresentação e defesa perante uma banca examinadora composta por professores e profissionais da área, nos termos de regulamento próprio.

O TCC é desenvolvido no âmbito das disciplinas de ateliê de orientação de projetos a partir da Normatização das Disciplinas de Ateliê de Orientação de Projeto em História, Teoria e Crítica e Ateliê de Orientação de Projeto em Poéticas Visuais, documento que regulamenta esta atividade, nele constam a obrigatoriedade, critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, aprovados pela Coordenação de Curso.

 

ORGANIZAÇÃO DO TCC – 2020

Acesse o Calendário e relação de docentes disponíveis e suas respectivas Linhas de Orientação para este ano letivo.

 

Documentos importantes:

Carta de aceite do(a) orientador(a)

Ata de acompanhamento do(a) orientador(a)

Carta convite para participação na Banca Examinadora do TCC

Formulário de Indicação da Banca de Avaliação do TCC

Termo de Autorização para Publicação do TCC no ARGO (mais informações disponíveis na página da Biblioteca)

 


É importante a disponibilização do teu trabalho no ARGO, uma forma de divulgá-lo.

Aproveite e consulte o TCC de colegas, a imagem a seguir traz dicas de como acessar as monografias digitais disponíveis na Biblioteca Digital da FURG.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares do Curso de Artes Visuais estão em conformidade com a Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Artes Visuais. Dessa maneira, são componentes curriculares que devem possibilitar o reconhecimento e o cômputo, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico, incluindo atividades de extensão, bem como a prática de estudos e atividades independentes, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho, com as diferentes manifestações e expressões culturais e artísticas e com as inovações tecnológicas. 

Nesse sentido, o Curso de Artes Visuais - Bacharelado da FURG prevê o cumprimento de 200 horas das seguintes atividades complementares que devem ser contabilizadas a partir da Tabela de Pontuação das Atividades Complementares e solicitadas com preenchimento do Formulário de Registro de Atividades Complementares a ser entregue na Coordenação de Curso.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da FURG foi orientado pela Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Artes Visuais, elaborada por uma Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, o referido Curso oferece uma formação em Artes Visuais a partir de uma estrutura curricular constituída de núcleo básico introdutório, nível intermediário e de aprofundamento, permitindo ao estudante uma maior flexibilidade na estrutura curricular.

 

NÚCLEO BÁSICO

Nos dois primeiros anos do núcleo básico são oferecidas disciplinas anuais de caráter teórico e prático, com conteúdos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno visual. Ademais, “são contemplados estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, tais como filosofia, estética, sociologia, comunicação e teorias do conhecimento, com o objetivo de fazer emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando”.

 

TERCEIRO ANO

A partir do terceiro ano, o estudante opta por uma das duas ênfases do bacharelado – História, Teoria e Crítica, e Poéticas Visuais, quando dará início a pesquisa em arte através da elaboração e execução de seus projetos.

 

ÊNFASE EM HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA

A ênfase de História, Teoria e Crítica oferece disciplinas voltadas à reflexão teórica, e é onde são aprofundados os estudos no campo dos acontecimentos artísticos.

 

ÊNFASE EM POÉTICAS VISUAIS

Já nas Poéticas Visuais, por meio da oferta de disciplinas eletivas que possibilitam a escolha pela ênfase em linguagens específicas (desenho, pintura, fotografia, cinema e vídeo, entre outras), o estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática das oficinas que buscam o estudo de diferentes linguagens em arte, e a partir da própria produção artística, estabelecer conexões entre a teoria e a prática em Artes Visuais.

 

QUARTO ANO

O quarto ano é reservado ao aprofundamento da pesquisa que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido nas disciplinas de Ateliê de Orientação de Projetos, buscando qualificação técnica e conceitual compatível com a realidade do contexto da arte. Nesses dois últimos anos, o grupo de disciplinas do Bacharelado é, em sua maioria, semestral, facilitando assim, a mobilidade acadêmica.

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Ressalte-se que as 400h de práticas pedagógicas, previstas na Resolução CNE/CP nº2 de 19.02.2002, são realizadas no núcleo básico, tanto para licenciatura como bacharelado, distribuídas nas seguintes disciplinas: História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea (30h); História, Teoria e Crítica da Arte Brasileira (30h); Introdução à Fotografia (30h); História, Teoria e Crítica da Arte (20h); Introdução à Bidimensionalidade (20h); Fundamentos e Prática da Docência e da Criação Visual (10h); Introdução à Tridimensionalidade (30h); Introdução à Imagem em Movimento (30h); Introdução ao Desenho Gráfico (20h); Oficina de Materiais em Artes Visuais (20h); Processos de Criação e Análise de Imagem (10h).

Justifica-se a adoção das práticas pedagógicas no bacharelado devido ao fato de que este futuro profissional também poderá praticar o exercício da docência, quer seja em instâncias de educação não-formal, como no ensino superior, conforme o Parecer CNE/CES nº 280/2007).

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Artes Visuais Bacharelado visa constituir no perfil do egresso uma formação profissional habilitada para a produção, a pesquisa e a crítica das Artes Visuais. Nesse sentido, o curso objetiva o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, em articulação com a especificidade do pensamento visual, de modo a propiciar ao egresso o pensamento reflexivo, a sensibilidade artística, a utilização de técnicas e procedimentos tradicionais e experimentais, bem como a sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, tendências, obras, revelando habilidades e aptidões pertinentes à atuação profissional na sociedade, nas instâncias artísticas, culturais, científicas e tecnológicas, inerentes à área de Artes Visuais.

 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
 
O Curso de Artes Visuais Bacharelado deve possibilitar a formação profissional que expresse, no mínimo, as seguintes competências e habilidades:

I - interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;

II – desenvolver pesquisa científica e tecnológica em artes visuais, objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual;

III - atuar, de forma significativa, nas manifestações visuais, instituídas ou emergentes;

IV - atuar nos diferentes espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de artes visuais;

V - estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, objetivando o aprimoramento da sensibilidade estética dos diversos atores sociais.