Perguntas Frequentes

 

  • As disciplinas que teríamos presencialmente não teremos mais em nenhum momento do curso? Foi tudo substituído pelo Projeto Pedagógico Emergencial? Qual o motivo do cancelamento?

    Recomendamos uma leitura atenta do Projeto Pedagógico Emergencial 2020 e Projeto Pedagógico Emergencial 2021 dos cursos de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura, para melhor entender o porquê da escolha do cancelamento das disciplinas do curso no primeiro semestre do ano letivo de 2020. Para o próximo semestre haverá nova proposta condizente o contexto sanitário, político e educacional e suas escolhas pedagógicas do momento.
    Especificamente nos Cursos de Artes Visuais da FURG, todas as disciplinas foram concebidas com caráter teórico-prático, conforme consta em seus Projetos Pedagógicos. A
     Coordenação dos Cursos de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura, os seus NDEs e os docentes da Área de Artes do ILA, ao entender os riscos e perdas decorrentes do oferecimento destas disciplinas de modo remoto, optaram por um planejamento coletivo, colaborativo, inclusivo, interdisciplinar para a elaboração deste Projeto Pedagógico Emergencial (PPE), pautado nos princípios da qualidade da educação, da isonomia do acesso entre os estudantes e das condições do trabalho docente.
    As Ações Pedagógicas Emergenciais decorrentes deste PPE estão vinculadas a projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura e visam garantir a interatividade e a ampla participação da comunidade acadêmica e externa, vislumbrando uma educação emancipadora e libertadora mesmo diante desta "crise pandêmica" (ANTUNES, 2020)

  • Como proceder em relação ao ajuste de matrícula?

    Muitas disciplinas foram canceladas, por favor verifique no Sistema FURG a sua situação.
    Se a sua situação no Sistema FURG é "Aluno não matriculado no Semestre/Ano", não se preocupe, isso será solucionado após o período de ajuste de matrículas. 
    Se você quer se desligar da universidade, não quer cursar nenhuma disciplina, não quer participar de nenhuma proposta pedagógica e não recebe nenhum tipo de auxílio e/ou bolsa, é necessário solicitar à Coordenação via Sistema FURG o trancamento SEM manutenção de vínculo. 
    Se você quer se desligar da universidade, não quer cursar nenhuma disciplina, não quer participar de nenhuma proposta pedagógica, mas precisa seguir recebendo os Auxílios, é necessário solicitar à Coordenação via Sistema FURG o trancamento COM manutenção de vínculo, para que possas realizar as atividades.
    Se você quer cancelar disciplinas, por favor solicite via Sistema FURG o ajuste de matrículas à Coordenação, informando as disciplinas(com código) que você quer cancelar.
    Se você quer incluir disciplinas, por favor solicite via Sistema FURG o ajuste de matrículas à Coordenação, informando as disciplinas (com código) que você quer incluir, esta opção estará condicionada à disponibilidade de vagas.
    Se você quer se matricular em disciplinas complementares, ou seja, disciplinas de outros cursos, por favor solicite via Sistema FURG o ajuste de matrículas à Coordenação, informando as disciplinas (com código) que você tem interesse e a qual curso estão vinculadas, esta opção está vinculada à disponibilidade de vaga e à autorização por parte da Coordenação de Curso a que a qual a disciplina pertence.
  • Como funcionam as Solicitações no Sistema FURG?

    A PROGRAD desenvolveu um Manual de Uso do Sistema Acadêmico - Solicitações Alunos para facilitar o acesso dos estudantes ao menu de solicitações via Sistema FURG.
  • Só posso fazer três Módulos/Propostas Pedagógicas, gostaria de fazer de mais...

    A possibilidade da inscrição em três visa ser mais inclusiva e justa, de modo que todos possam realizar pelo menos algumas das atividades por cada estudante interessado. No entanto, os estudantes poderão participar de todas as atividades que não tiverem limite de vagas e/ou inscrição, estando limitada a participação somente àquelas propostas que tenham o número de vagas determinado. Após o primeiro período de inscrições, haverá outras chamadas para inscrições no sentido de ocupar as possíveis vagas ociosas.
  • São muitos Módulos/Propostas Pedagógicas, não quero participar de todas...

    Os estudantes decidem de quantas e de quais Módulos ou Propostas Pedagógicas irão participar, não sendo obrigatório participar de todas. 
  • Preciso trancar o curso, mas necessito dos auxílios que recebo, como devo proceder?

    Para manutenção dos Auxílios: Alimentação, Moradia, Permanência e/ou Infância, sem a intenção de cursar nenhuma disciplina ou participar de nenhuma proposta pedagógica, é necessário solicitar à Coordenação via Sistema FURG trancamento COM manutenção de vínculo.
    Importante que para a manutenção do Auxílio Inclusão Digital é obrigatório participar de alguma atividade remota (disciplina, ações pedagógicas, projetos etc.).
    O Auxílio Transporte está suspenso enquanto estiverem suspensas as atividades presenciais.
  • Quero trancar totalmente o curso, mas tenho livros na Biblioteca, como proceder?

    Os estudantes que desejam trancar totalmente o curso podem enviar pelos correios o(s) livro(s) ou se morarem em Rio Grande deixar os livros na coletora de livros na Biblioteca Central.
    Os pagamentos de multa também podem ser gerados e quitados. Qualquer dúvida o Clériston(Diretor do SiB) está à disposiçãoa pelo Whatsapp (53)9148-9750.
  •  Tenho dúvidas em relação às propostas pedagógicas que convalidam créditos como carga horária optativa, fica a escolha do estudante se validá-la como complemento ou crédito?

    Sim, o estudante poderá escolher como validará as atividades das as propostas pedagógicas como atividade complementar ou créditos optativos. 

  • Tenho livros na Biblioteca, como proceder?

    Todos os itens emprestados estão sendo renovados automaticamente nesse período.
    Caso você tenha interesse em devolver os itens, podem enviar pelos correios o(s) livro(s) ou se morarem em RG deixar os livros na coletora de livros na Biblioteca Central. Qualquer dúvida falar com Clériston (Diretor do SiB) pelo Whatsapp (53)9148-9750. 
    Os pagamentos de multa também podem ser gerados e quitados.
    Importante: aqueles que já tinham livros em atraso antes da pandemia, quando devolverem, serão descontados os dias de pandemia.
  • Preciso acessar a biblioteca para minha pesquisa de TCC, para as disciplinas que estou cursando e/ou para as atividades das Propostas Pedagógicas, como proceder?

    O Sistema de Bibliotecas (SIB) lançou uma listagem de bases de dados de acesso e outras que são de acesso restrito a técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes e discentes da FURG. Verifique se o que você procura está em alguma destas bases de dados. 
    É importante também pesquisar referências em revistas acadêmicas, consulte a lista de Periódicos Acadêmicos em Artes Visuais no Brasil elaborada pelo Fórum de Editores da ANPAP. 
    Também é interessante consultar os Anais dos eventos promovidos pela Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e Federação dos Arte-Educadores do Brasil (FAEB).
    O site do LABEST está super atualizado contendo links para várias fontes de pesquisa e pode ajudá-los na elaboração do TCC.

  • Preocupa-me o fato de me inscrever em alguma dos Módulos ou Propostas Pedagógicas e depois não conseguir cumprir e/ou concluir as atividades.

    Fique tranquilo/a, não haverá nenhum prejuízo aos estudantes que não conseguirem acompanhar as atividades propostas, no entanto, é importante comunicar os professores responsáveis a sua desistência para que aquilo que tenha sido realizado possa ser validado como horas de Atividades Complementares. Também é importante comunicar porque pode resultar em vaga disponível para um colega de curso que esteja interessado mas não conseguiu vaga na inscrição. 
  •  A partir de qual data iniciarão as atividades remotas?

    Todas as datas importantes para a vida acadêmica estão no Calendário Acadêmico Emergencial
  • Como faço para me inscrever nos Módulos ou nas Propostas Pedagógicas?

    Discentes dos cursos de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura podem se inscrever nos Módulos ou nas Propostas Pedagógicas (PP) do Projeto Pedagógico Emergencial (PPE) dos cursos. Para mais informações sobre o PPE acesse as Projeto Pedagógico Emergencial 2021 ou entre em contato com os professores responsáveis para esclarecimento de dúvidas acerca das propostas ofertadas. 

    No primeiro semestre de 2021, você pode escolher até 3 (três) módulos e/ou propostas pedagógicas e fazer sua inscrição por este formulário específicoO formulário estará disponível no período de 07 a 14 de junho de 2021.

    Uma vez realizadas as inscrições, a Coordenação efetuará as matrículas no período de acerto de matrículas previsto no calendário acadêmico.

    Para as Propostas Pedagógicas será considerada a ordem de inscrição como garantia de vaga.

    Para os Módulos, todos convalidam disciplinas, será levado em consideração primeiramente o aproveitamento das disciplinas para garantia de vaga, priorizando discentes que estejam estudando no ano correspondente à oferta da disciplina, para depois ser considerada a ordem de inscrição.

    A matrícula nas mesmas estará confirmada no Sistema FURG no início do período de acerto de matrículas conforme Calendário Acadêmico Emergencial e poderá ser conferida diretamente no mesmo e está sujeita a disponibilidade de vagas. Do mesmo modo, será enviada a lista de inscritos para que os/as professores possam contatá-los para enviar as instruções sobre a realização e funcionamento das atividades, e as respectivas convalidações.

    Posteriormente, haverá um período de ajuste, para os alunos que queiram cancelar e/ou trocar de propostas (se houver vagas), bem como para preencher vagas ociosas (Segunda Chamada).

    O trabalho conjunto da Coordenação com o NTI e PROGRAD possibilitou o cadastramento dos módulos e propostas pedagógicas no Sistema FURG, de modo que ficam registradas nos comprovantes de matrícula e histórico dos estudantes.

    Lembrando que não é obrigatória a inscrição nos Módulos ou Propostas Pedagógicas, e os estudantes que não quiserem realizar nenhuma atividade no ano letivo de 2021 não serão prejudicados nem perderão a sua vaga/matrícula para o próximo semestre.

    Qualquer dúvida e/ou problema no SINSC, não deixe de nos contatar. Na inscrição também há um espaço para observações, comentários, etc.

  • Tenho uma dúvida quanto o Regime Emergencial de Atividades e Estudos (REAE), em qual situação devo solicitá-lo?

    Os estudantes que necessitem solicitar o Regime Emergencial de Atividades e Estudos (REAE) deverão encaminhar, utilizando o campo solicitações no Sistema FURG, à Coordenação do Curso para verificação do enquadramento na regulamentação vigente. Importante notar que o pedido de enquadramento no REAE será instruído pela autodeclaração constante no ANEXO B da Deliberação COEPEA nº 023/2020.

    De acordo com a Deliberação as situações são:
    I - que pertencem ao Grupo de Risco, conforme definido no Plano de Contingência da Universidade ou;
    II - que pelas circunstâncias sociais, econômicas, emocionais ou de saúde familiar não possuam condições de retornarem para as cidades de seus campi ou de se deslocarem, rotineiramente, até as dependências da universidade para realizarem atividades acadêmicas.

    Para mais informações, consulte as Instruções Normativas PROGRAD nº 02/2020, que institui e regulamenta, no âmbito da FURG, o Regime Emergencial de Atividades e Estudos (REAE),de acordo com a Deliberação 023/2020 do COEPEA.

    A PROGRAD desenvolveu um Manual de Uso do Sistema Acadêmico - Solicitações Alunos para facilitar o acesso dos estudantes ao menu de solicitações via Sistema FURG.

  • Não sei utilizar o Sistema FURG, como proceder?

    Por favor, consulte o Tutorial de Apoio ao Estudante. A PROGRAD também desenvolveu um Manual de Uso do Sistema Acadêmico - Solicitações Alunos para facilitar o acesso dos estudantes ao menu de solicitações via Sistema FURG.
  • Terei que cursar algumas disciplinas pelo AVA Moodle, mas não sei utilizar a plataforma?

    Por favor, consulte o Tutorial de Apoio ao Estudante.
  • Estou com dificuldades em realizar as inscrições nas Propostas Pedagógicas, o que devo fazer?

    Acesse o Tutorial de Inscrição nas Propostas Pedagógicas e veja como proceder.  
  • Ainda tem dúvidas?

    Escreva para os Tutores dos Cursos de Artes Visuais: tutores.artesvisuaisfurg@gmail.com. Eles estão aqui para nos ajudar!!