LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

ESTRUTURA CURRICULAR

Entre 2020 e 2022, com o estabelecimento das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução CNE/CES Nº 7/2018), regulamentadas na FURG pela Resolução COEPEA/FURG nº 29/22 e a Instrução Normativa Conjunta PROEXC/PROGRAD/FURG nº 1/22, foram retomadas as discussões sobre o currículo do Curso de Artes Visuais - Licenciatura, com a criação de grupos de trabalho e a realização de um seminário envolvendo os segmentos docente, discente e técnico administrativo. Levou-se em consideração à Política de Formação Docente da FURG e às diretrizes do Grupo de Estudos das Licenciaturas – PANGEA (Resolução Nº 014/2021 – CONSUN), que estabeleceu um núcleo comum de disciplinas para todos os cursos de licenciatura e regulou os estágios curriculares obrigatórios.

Com base em tais documentos, assim como nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (Resolução CNE/CES nº 1/09), e seguindo as orientações da RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) foi aprovada no início de 2023 a alteração curricular que  incluiu a curricularização da extensão no curso de Artes Visuais Licenciatura (RESOLUÇÃO COEPEA/FURG N° 28, DE 17 DE JANEIRO DE 2023). 

De forma geral,  as principais mudanças são: (I) alteração de sistema de avaliação de algumas disciplinas do Sistema I – 2 (4 notas parcial e exame final com média 7) para o Sistema II – nota final com média 5,0; (II) reestruturação curricular, com a semestralização das disciplinas anteriormente anuais no QSL antigo, tal opção fundamenta-se nas dificuldades enfrentadas pelos estudantes, bem como na necessidade de redução dos índices de retenção e evasão, que tendem a ser mais elevados em disciplinas de duração anual; (III) reestruturação curricular em carga horária e conteúdo, no núcleo de Ensino de Artes Visuais, promovendo contato dos estudantes com os conhecimentos especificos da Arte/Educação do primeiro ao último semestre; (IV) adoção de pré-requisitos em algumas disciplinas; (V) curricularização da extensão com a criação de novas disciplinas que prevêem atividades de extensão em sua ementa e carga horária, totalizando 360 horas; (IV) ementas revisadas e atualizadas conforme demandas locais e buscando acompanhar a produção artística e audiovisual contemporânea e os debates emergentes no campo da teoria, crítica e história da arte; (VII) inclusão de temas como o meio-ambiente, racismo, direitos humanos e diversidade, incluindo a inserção nestes repertórios visuais e audiovisuais a produção de artistas indígenas e afro-brasileiros ou afrodiaspóricos, atualizando as narrativas sobre a arte e história da arte brasileira e mundial. 

Atualmente, o Curso de licenciatura tem uma carga horária total de 3240 horas (equivalentes a hora relógio) distribuídas ao longo de oito semestres. Os núcleos comum e específico são ressignificados e há uma reestruturação das áreas das disciplinas, de modo que os estudantes passam a ter contato com os conteúdos específicos do ensino das artes visuais desde o primeiro semestre. Assim, articula formação pedagógica, experiência em produção artística e formação em História, Teoria e Crítica da arte. Manteve-se algumas disciplinas do antigo Quadro de Sequência Lógica, enquanto, atualizou e ampliou as possibilidades formativas no QSL que entrou em vigor em 2023.

Ao longo dos seis primeiros semestres as disciplinas proporcionam conhecimentos teóricos e práticos, integrando ensino, pesquisa e extensão por meio de metodologias atualizadas e alinhadas às práticas docentes. São ofertadas disciplinas como: Educação com Arte (60h); Comunicação Visual (60h); Introdução à História da Arte (60h); Teorias da Arte (60h), LIBRAS I (60h);  LIBRAS II (60h); Expressão tridimensional I (60h); Experimentação do Olhar Fotográfico (60h); Experimentação em Desenho (60h) ; Psicologia da Educação (60h); Elem. Filos. da Educação (30h); Didática (60h); Psicologia da Educação Especial (60h);  Sociedade, Educação e Relações Étnico-Raciais (30h); Estágio I (75h), Estágio II (90h),  Histórias da Arte I, II, III,IV,V,VI (60h cada) entre outras conforme o Quadro de Sequência Lógica. As atividades desenvolvidas promovem vivências na cidade e nas comunidades do entorno da Universidade, dentro de uma perspectiva intercultural que valoriza saberes tradicionais e populares, incluindo o conhecimento das populações indígenas e afrodescendentes do município do Rio Grande, bem como o patrimônio cultural local. Os projetos de extensão têm buscado fortalecer os vínculos com a comunidade e demonstrar seu potencial para  a práxis educacional. Ações de pesquisas também são realizadas, tomando os cenários artísticos, culturais e educacionais como vetores das práticas pedagógicas no contexto do ensino superior.  

Nos dois últimos semestres, há um aprofundamento na pesquisa acadêmica, culminando no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas disciplinas: TCC em Ensino de Artes Visuais I (150h) e TCC em ensino de Artes Visuais II (120h). Paralelamente, os estudantes realizam Estágio Curricular Supervisionado, nas disciplinas de Estágio I (75h), Estágio II (90h) e Estágio III (240h), visando à qualificação técnica e conceitual compatível com a realidade do contexto da arte, proporcionando experiência direta e reflexiva na área de atuação. No QSL que começa a extinguir-se, a carga horária total de Estágio Curricular Supervisionado estava dividida entre duas disciplinas anuais: Estágio I (201h) e Estágio II (240h). 

Com o objetivo de ampliar e promover a atualizar os horizontes teóricos, metodológicos e epistemológicos da arte/educação, criam-se as seguintes disciplinas: Educação com Arte (60h), Experiência Estética na arte e na educação (60h), Educação em Artes Visuais (120h), Ação Educativa (90h), Arte, Tecnologia e Formação Docente (105h). As disciplinas são ofertadas desde o primeiro semestre distribuindo-se ao longo do Curso, promovendo a interlocução com disciplinas teórico-práticas relativas às especificidades da teoria da arte e dos processos de criação.  

No quarto e sextos semestres são oferecidas duas disciplinas específicas - Práticas Extensionistas e Culturais I e II (60h cada) para integralizar as 360 horas de extensão necessárias (mínimo de 10% da carga horária total). As quatro disciplinas do grupo do ensino de Arte têm previsto 60 horas de práticas pedagógicas cada e 60 horas de extensão integradas, são estas: Experiência Estética na arte e na educação; Educação em Artes Visuais, Ação Educativa -  criada em substituição a disciplina Módulo II (antigo QSL). E, Arte, Tecnologia e Formação Docente.

As disciplinas obrigatórias de Libras I (60 horas) e Libras II (60 horas), ofertadas no primeiro e segundo semestres do Curso de Artes Visuais integram e complementam a formação dos acadêmicos, promovendo a compreensão de que as diferenças são constituintes dos seres humanos e do direito do estudante surdo de receber uma educação linguística que lhe permita reconhecer-se como sujeito por meio da linguagem. Ainda, é preocupação do curso o tema da acessibilidade metodológica. Para dar acesso a estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas, neste sentido conta com apoio do NEAI – Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas e do PAENE – Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas.

Destaca-se o caráter inovador da formação docente em Artes Visuais, evidenciado pela oferta de dois módulos interdisciplinares que articulam conteúdos e metodologias fundamentais para a qualificação do professor. Esses módulos integram práticas pedagógicas, estágio docente e disciplinas pertencentes ao núcleo comum das licenciaturas da FURG, favorecendo a construção de saberes interdisciplinares e contextualizados sobre a atuação do educador em Artes Visuais e sua inserção no meio sociocultural. Essa abordagem propicia uma compreensão crítica e aprofundada do papel da arte/educador, promovendo sua interação reflexiva com a realidade educacional e comunitária.

Integralização curricular

Demonstrativo das cargas horárias do Quadro de Sequência Lógica / QSL 205123

Requisitos 

Carga Horária Mínima 

Disciplinas Obrigatórias 

3000 h 

Disciplinas Optativas 

210 h 

Carga horária de Extensão Curricular 

360 h 

Atividades Complementares 

60 h 

Carga horária EaD 

105 h 

Carga horária Práticas Pedagógicas

405 h 

Carga horária total do curso 

3240 h 

 

PPC CURSO ARTES VISUAIS - LICENCIATURA 

 

 

FORMAS DE ACESSO 

O Curso de Artes Visuais Licenciatura tem entrada através do processo seletivo da FURG, o qual é planejado, coordenado e executado pela COPERSE. O ingresso na instituição tem todas as suas vagas preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada - SiSU, que utiliza 100% da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.O Curso de Artes Visuais é diurno, ofertado preferencialmente à tarde, com um regime acadêmico disciplinar, ou seja, um regime de matricula por disciplinas. Atualmente são ofertadas 25 vagas anuais.

 

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

Em conformidade com o Parecer CNE/CES nº 280/2007, aprovado na Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, o Curso de Artes Visuais da FURG tem como objetivo "formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais", contemplando em sua formação "o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual".

Em relação à Licenciatura, o Curso visa, ainda, formar professores(as) habilitados(as) para o ensino de Artes Visuais na Educação Básica, como “multiplicadores ao exercício da sensibilidade artística” e capazes de atuar nas diversificadas atividades artísticas.